O IMPACTO DOS JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS AUTISTAS DE NÍVEL UM: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE 2023 E 2024
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114753 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8401 "inscrito_id" => 19675 "titulo" => "O IMPACTO DOS JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS AUTISTAS DE NÍVEL UM: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE 2023 E 2024" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa uma condição neurológica de desenvolvimento, caracterizada por uma vasta diversidade de sintomas e graus de severidade. Essas condições refletem em variações significativas na capacidade de comunicação e comportamento social. Diante desses aspectos distintos, pesquisadores têm investigado como os jogos digitais podem ser empregados como ferramentas complementares no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA em seus diversos níveis. Nesse contexto, este estudo fez uma revisão da literatura de artigos publicados na base de dados do CAPES e do Google Acadêmico a partir de 2023 até junho de 2024 acerca dos jogos digitais como ferramentas complementares no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA de nível um, selecionando apenas artigos de revisão, disponíveis no idioma português. Como resultado, o estudo observou que os jogos digitais empregados como ferramentas de apoio ao desenvolvimento cognitivo promovem melhorias em áreas cognitivas, como memória de trabalho, atenção sustentada, capacidade de resolução de problemas e interação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19675_TB8401_06082024205943.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEMI PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALDEMI" "autor_email" => "demisouza45@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114753 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8401 "inscrito_id" => 19675 "titulo" => "O IMPACTO DOS JOGOS DIGITAIS EDUCACIONAIS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS AUTISTAS DE NÍVEL UM: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE 2023 E 2024" "resumo" => "O Transtorno do Espectro Autista (TEA) representa uma condição neurológica de desenvolvimento, caracterizada por uma vasta diversidade de sintomas e graus de severidade. Essas condições refletem em variações significativas na capacidade de comunicação e comportamento social. Diante desses aspectos distintos, pesquisadores têm investigado como os jogos digitais podem ser empregados como ferramentas complementares no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA em seus diversos níveis. Nesse contexto, este estudo fez uma revisão da literatura de artigos publicados na base de dados do CAPES e do Google Acadêmico a partir de 2023 até junho de 2024 acerca dos jogos digitais como ferramentas complementares no desenvolvimento cognitivo e social de crianças com TEA de nível um, selecionando apenas artigos de revisão, disponíveis no idioma português. Como resultado, o estudo observou que os jogos digitais empregados como ferramentas de apoio ao desenvolvimento cognitivo promovem melhorias em áreas cognitivas, como memória de trabalho, atenção sustentada, capacidade de resolução de problemas e interação social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID19675_TB8401_06082024205943.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDEMI PEREIRA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VALDEMI" "autor_email" => "demisouza45@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }