Segundo o Artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/1996 (LDB), os currículos do Ensino Fundamental e Médio devem ser enriquecidos com disciplinas diversificadas que dialoguem com as múltiplas realidades existentes dentro de uma sala de aula. Os Componentes Eletivos têm por objetivo diversificar, aprofundar e/ou enriquecer os conteúdos e componentes já estabelecidos pela Base Nacional Comum Curricular, compondo a parte diversificada, contemplando temas, estratégias e metodologias que realcem características locais e/ou regionais da sociedade. Assim, com o propósito de valorizar a cultura e o protagonismo do estudante, as Eletivas ocupam um papel fundamental no currículo da Educação Integral, possibilitando um espaço privilegiado para experimentação, interdisciplinaridade e diversificação de experiências, uma vez que as Escolas Municipais de Educação Integral visam à formação do ser humano como um todo, a partir dos quatro pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, segundo Relatório da UNESCO. Por isso, este trabalho visa apresentar o processo de revisão da matriz curricular das escolas integrais de Anos Finais da Rede Municipal de Educação do Recife com foco na implementação dos componentes eletivos, incluindo as seguintes etapas: a escuta das escolas, a formação dos professores, a apresentação das propostas aos estudantes, o momento de escolhas e a execução. Essa proposição demonstra flexibilidade no currículo ao viabilizar a autonomia de construção dos componentes pelos professores e a oportunidade de escolha aos estudantes. Além disso, os momentos de “Feirão” das Eletivas e da Culminância com a apresentação das produções caracterizam-se como espaços de participação efetiva dos professores e estudantes, fortalecendo a autonomia, a produção coletiva e o protagonismo, premissas da educação integral.