DOCÊNCIA AMEAÇADA? REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110055 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "DOCÊNCIA AMEAÇADA? REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE." "resumo" => "O texto propõe uma análise reflexiva acerca da formação de professores em instituições públicas no contexto contemporâneo, visando destacar os avanços e desafios enfrentados por essas instituições. Utilizando-se da metodologia qualitativa, é realizado um estudo do censo do ensino superior referente ao período de 2009 a 2022, disponibilizado por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo central é identificar por meio do censo os índices de evasão nos cursos de licenciatura. A análise preliminar desses dados evidenciou uma situação preocupante para a profissão docente, marcada pela diminuição do interesse pelo magistério e pela alta taxa de abandono nos cursos de formação inicial de professores. Além disso, observa-se um notável aumento de instituições privadas que oferecem cursos de formação na modalidade à distância (EAD). Embora essa modalidade facilite o acesso ao ensino superior para algumas pessoas, é duramente criticada por proporcionar uma formação deficiente, com poucos estímulos à pesquisa e à extensão, focando principalmente nas atividades de ensino. Nóvoa (2017) defende uma formação de professores voltada para a profissão, destacando que ao longo da história, o processo de profissionalização do magistério enfrentou diversos desafios. Ao longo do texto, são abordados os índices de evasão observados nos últimos anos, bem como isso se reflete sobre o possível esvaziamento de profissionais aptos a atuarem na educação básica. Destacam-se ainda os fatores que levam ao abandono ou à não escolha pela profissão do magistério, como questões salariais, precariedade das estruturas das instituições de ensino, precarização do trabalho docente, escassez de concursos efetivos e o amplo sucateamento da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3232_TB1679_01102024094055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ARLEILMA SOUSA" "autor_email" => "arleilmasousa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110055 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1679 "inscrito_id" => 3232 "titulo" => "DOCÊNCIA AMEAÇADA? REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA CONTEMPORANEIDADE." "resumo" => "O texto propõe uma análise reflexiva acerca da formação de professores em instituições públicas no contexto contemporâneo, visando destacar os avanços e desafios enfrentados por essas instituições. Utilizando-se da metodologia qualitativa, é realizado um estudo do censo do ensino superior referente ao período de 2009 a 2022, disponibilizado por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo central é identificar por meio do censo os índices de evasão nos cursos de licenciatura. A análise preliminar desses dados evidenciou uma situação preocupante para a profissão docente, marcada pela diminuição do interesse pelo magistério e pela alta taxa de abandono nos cursos de formação inicial de professores. Além disso, observa-se um notável aumento de instituições privadas que oferecem cursos de formação na modalidade à distância (EAD). Embora essa modalidade facilite o acesso ao ensino superior para algumas pessoas, é duramente criticada por proporcionar uma formação deficiente, com poucos estímulos à pesquisa e à extensão, focando principalmente nas atividades de ensino. Nóvoa (2017) defende uma formação de professores voltada para a profissão, destacando que ao longo da história, o processo de profissionalização do magistério enfrentou diversos desafios. Ao longo do texto, são abordados os índices de evasão observados nos últimos anos, bem como isso se reflete sobre o possível esvaziamento de profissionais aptos a atuarem na educação básica. Destacam-se ainda os fatores que levam ao abandono ou à não escolha pela profissão do magistério, como questões salariais, precariedade das estruturas das instituições de ensino, precarização do trabalho docente, escassez de concursos efetivos e o amplo sucateamento da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3232_TB1679_01102024094055.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ARLEILMA FERREIRA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "ARLEILMA SOUSA" "autor_email" => "arleilmasousa@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }