O texto propõe uma análise reflexiva acerca da formação de professores em instituições públicas no contexto contemporâneo, visando destacar os avanços e desafios enfrentados por essas instituições. Utilizando-se da metodologia qualitativa, é realizado um estudo do censo do ensino superior referente ao período de 2009 a 2022, disponibilizado por meio do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O objetivo central é identificar por meio do censo os índices de evasão nos cursos de licenciatura. A análise preliminar desses dados evidenciou uma situação preocupante para a profissão docente, marcada pela diminuição do interesse pelo magistério e pela alta taxa de abandono nos cursos de formação inicial de professores. Além disso, observa-se um notável aumento de instituições privadas que oferecem cursos de formação na modalidade à distância (EAD). Embora essa modalidade facilite o acesso ao ensino superior para algumas pessoas, é duramente criticada por proporcionar uma formação deficiente, com poucos estímulos à pesquisa e à extensão, focando principalmente nas atividades de ensino. Nóvoa (2017) defende uma formação de professores voltada para a profissão, destacando que ao longo da história, o processo de profissionalização do magistério enfrentou diversos desafios. Ao longo do texto, são abordados os índices de evasão observados nos últimos anos, bem como isso se reflete sobre o possível esvaziamento de profissionais aptos a atuarem na educação básica. Destacam-se ainda os fatores que levam ao abandono ou à não escolha pela profissão do magistério, como questões salariais, precariedade das estruturas das instituições de ensino, precarização do trabalho docente, escassez de concursos efetivos e o amplo sucateamento da educação.