O presente trabalho busca, por meio da elaboração e relato de uma proposta didática, promover as potencialidades do Cubo Mágico como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem da Matemática. Visando romper com o paradigma de dificuldade em matemática, a proposta oferece uma abordagem dinâmica e estimulante para o ensino de matemática por meio do Cubo Mágico. Para isso, foi realizado um resgate histórico para compreender sua evolução e relevância como objeto de entretenimento e desafio, além de uma pesquisa sobre suas possibilidades de utilização em sala de aula, estabelecendo conexões com fundamentos matemáticos para uma compreensão inovadora e divertida. Jogos educativos para o ensino de Matemática podem ser uma ferramenta poderosa, transformando conceitos complexos em desafios divertidos e interativos, despertando o interesse dos estudantes. Por meio de uma revisão bibliográfica, destaca-se a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, o trabalho relata a aplicação de uma proposta pedagógica com um roteiro estruturado que relaciona a resolução do Cubo Mágico ao objetivo de identificar alguns conceitos matemáticos. A proposta foi aplicada em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, buscando não apenas ensinar a solução do quebra-cabeça, mas também melhorar o engajamento dos estudantes e promover uma compreensão mais profunda e integrada de seu funcionamento, incentivando uma abordagem prática e teórica simultaneamente. A atividade é um recorte de um trabalho de conclusão de curso e sua realização foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A partir desse trabalho, espera-se contribuir para a disseminação e ampliação do uso do Cubo Mágico como recurso pedagógico, estimulando o interesse pela disciplina de matemática e o desenvolvimento cognitivo dos alunos promovendo a concentração, o raciocínio lógico, o planejamento estratégico e a perseverança na resolução de problemas.