A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111403 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3562 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Contação de Histórias, como ferramenta pedagógica na educação infantil, busca promover o desenvolvimento integral das crianças. Através de narrativas envolventes e estimulantes, essa prática não só aprimora as competências linguísticas, mas também estimula a imaginação, a criatividade e a construção de conhecimento. Assim, este estudo objetiva refletir sobre as contribuições da contação de histórias no desenvolvimento de estudantes da educação infantil. A metodologia adotada envolveu a realização de um levantamento bibliográfico, fundamentando-se nas concepções de Andrade (2010), Magda Soares (2022), Silva (1999), Faria (2010), entre outros. Além disso, foram considerados os documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e do Currículo da Educação Infantil de Pernambuco (2019), que versam sobre o assunto. Essa prática interativa e envolvente atua como um catalisador para a interação social, promovendo o desenvolvimento de funções cognitivas importantes, como memória, atenção e concentração. Os resultados apontam que, através do reconhecimento e cultivo do amor inerente às narrativas das crianças, a experimentação com a contação possibilita a imersão em suas próprias experiências e nas histórias que as envolvem, ampliando assim suas perspectivas e aprimorando seu percurso educativo. Este método não apenas transmite conhecimento de uma forma única, mas também assegura a continuação de ensinamentos importantes através das gerações, conferindo-lhes um significado ainda maior. Integrar a narração de histórias nas práticas educativas pode criar experiências de aprendizagem extraordinárias e cativar as mentes dos jovens alunos. Ao tecer histórias, os educadores não apenas transmitem informações, mas também proporcionam entretenimento que estimula o envolvimento com o assunto. É válido reconhecer que contar histórias vai além da mera instrução; também pode ser empregado como uma atividade de lazer que cultiva habilidades vitais, como escuta atenta, expansão de vocabulário e desenvolvimento cognitivo em crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1214_TB3562_08042024231223.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA GABRIELA DA SILVA ESDRAS" "autor_nome_curto" => "Leticia Esdras" "autor_email" => "esdrasleticiagabriela@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111403 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3562 "inscrito_id" => 1214 "titulo" => "A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Contação de Histórias, como ferramenta pedagógica na educação infantil, busca promover o desenvolvimento integral das crianças. Através de narrativas envolventes e estimulantes, essa prática não só aprimora as competências linguísticas, mas também estimula a imaginação, a criatividade e a construção de conhecimento. Assim, este estudo objetiva refletir sobre as contribuições da contação de histórias no desenvolvimento de estudantes da educação infantil. A metodologia adotada envolveu a realização de um levantamento bibliográfico, fundamentando-se nas concepções de Andrade (2010), Magda Soares (2022), Silva (1999), Faria (2010), entre outros. Além disso, foram considerados os documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018) e do Currículo da Educação Infantil de Pernambuco (2019), que versam sobre o assunto. Essa prática interativa e envolvente atua como um catalisador para a interação social, promovendo o desenvolvimento de funções cognitivas importantes, como memória, atenção e concentração. Os resultados apontam que, através do reconhecimento e cultivo do amor inerente às narrativas das crianças, a experimentação com a contação possibilita a imersão em suas próprias experiências e nas histórias que as envolvem, ampliando assim suas perspectivas e aprimorando seu percurso educativo. Este método não apenas transmite conhecimento de uma forma única, mas também assegura a continuação de ensinamentos importantes através das gerações, conferindo-lhes um significado ainda maior. Integrar a narração de histórias nas práticas educativas pode criar experiências de aprendizagem extraordinárias e cativar as mentes dos jovens alunos. Ao tecer histórias, os educadores não apenas transmitem informações, mas também proporcionam entretenimento que estimula o envolvimento com o assunto. É válido reconhecer que contar histórias vai além da mera instrução; também pode ser empregado como uma atividade de lazer que cultiva habilidades vitais, como escuta atenta, expansão de vocabulário e desenvolvimento cognitivo em crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1214_TB3562_08042024231223.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LETICIA GABRIELA DA SILVA ESDRAS" "autor_nome_curto" => "Leticia Esdras" "autor_email" => "esdrasleticiagabriela@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }