PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024): ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110036 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1648 "inscrito_id" => 825 "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024): ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa maior realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, no curso de Doutorado em Educação. Trata-se de uma pesquisa que discute o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), que estabelece as Diretrizes, Estratégias e Metas para a Educação Nacional pelo período de 10 anos, na Região Metropolitana de Campinas - RMC/SP, com foco nas metas relacionadas à Educação Básica e o ensino profissionalizante. Este estudo traz um levantamento bibliográfico, documental e histórico sobre o Plano Nacional de Educação, bem como uma análise preliminar sobre o cumprimento das metas para a Educação Básica em cinco cidades da Região Metropolitana, escolhidas em virtude de sua localização limítrofe em relação ao município de Campinas/SP. Esta, constitui-se como temática de extrema relevância na atualidade, tendo em vista a iminência da elaboração de um novo PNE (2025-2035), bem como as discussões a nível mundial empreendidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em especial o de número 4 – Educação de Qualidade, que integram a Agenda 2030 da Organização. Os dados analisados indicam a importância do PNE para o desenvolvimento da educação brasileira, sobretudo em virtude de o mesmo integrar uma política de estado presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (nº 9394/1996), e também aponta o impacto sofrido no cumprimento das metas estabelecidas tendo em vista a Emenda Constitucional 95 que estabeleceu o teto de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID825_TB1648_20102024205607.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIZA AMARAL LEMOS" "autor_nome_curto" => "RIZA LEMOS" "autor_email" => "riza.lemos@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110036 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1648 "inscrito_id" => 825 "titulo" => "PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - PNE (2014-2024): ANÁLISE DE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CAMPINAS - SP" "resumo" => "O presente trabalho apresenta o recorte de uma pesquisa maior realizada no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba, no curso de Doutorado em Educação. Trata-se de uma pesquisa que discute o Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), que estabelece as Diretrizes, Estratégias e Metas para a Educação Nacional pelo período de 10 anos, na Região Metropolitana de Campinas - RMC/SP, com foco nas metas relacionadas à Educação Básica e o ensino profissionalizante. Este estudo traz um levantamento bibliográfico, documental e histórico sobre o Plano Nacional de Educação, bem como uma análise preliminar sobre o cumprimento das metas para a Educação Básica em cinco cidades da Região Metropolitana, escolhidas em virtude de sua localização limítrofe em relação ao município de Campinas/SP. Esta, constitui-se como temática de extrema relevância na atualidade, tendo em vista a iminência da elaboração de um novo PNE (2025-2035), bem como as discussões a nível mundial empreendidas pela Organização das Nações Unidas – ONU, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, em especial o de número 4 – Educação de Qualidade, que integram a Agenda 2030 da Organização. Os dados analisados indicam a importância do PNE para o desenvolvimento da educação brasileira, sobretudo em virtude de o mesmo integrar uma política de estado presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN (nº 9394/1996), e também aponta o impacto sofrido no cumprimento das metas estabelecidas tendo em vista a Emenda Constitucional 95 que estabeleceu o teto de" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID825_TB1648_20102024205607.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RIZA AMARAL LEMOS" "autor_nome_curto" => "RIZA LEMOS" "autor_email" => "riza.lemos@educa.campinas.sp.gov.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }