Este artigo discute as concepções dos estudantes de Pedagogia de uma instituição de ensino superior, pública, do estado de São Paulo, sobre ensino, formação e profissão docente. Amparamos o estudo na literatura sobre ensino, formação e profissão docente e sobre Início da docência. Buscamos identificar e analisar as motivações que levaram os discentes a escolherem a docência; o que eles pensam sobre ensinar e ser professor, e ainda, compreender a visão deles a respeito da profissão e do início da carreira docente. Os dados utilizados nesta investigação referem-se às atividades desenvolvidas (mapa mental e diário reflexivo) por oito discentes durante uma disciplina optativa, e que foram disponibilizadas no Ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Os dados indicaram que para a maioria dos estudantes o ato de ensinar e ser professor tem se constituído, como uma atividade de grande responsabilidade visto que proporciona a formação do cidadão. Além disso, evidenciou-se que a maioria, ao iniciar a disciplina, relacionava a ação de ensinar e ser professor á mera transmissão e recepção de conhecimento, porém pensamento foi se modificando no decorrer dos estudos e discussões. Sobre o período inicial da docência, muitos afirmaram que esta fase se constitui como um tempo de grandes descobertas, sobrevivências, desafios, aprendizagens, reflexões, medos, resiliência e superação. Em relação à escolha pela profissão docente, os dados evidenciaram que se deu com base nas vivências pessoais- na infância, na família, na escola-, ou ainda, pelo fato de gostarem de crianças. Foi possível perceber, ainda, que essa escolha é tida como um ato de coragem, como afirmaram alguns participantes deste estudo.