O Portfólio é um instrumento avaliativo que promove o acompanhamento processual das aprendizagens desenvolvidas no percurso da disciplina de Currículos e Programas, do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Ceará (IFCE). O objetivo é compilar os conhecimentos, relatos e experiências adquiridas pelos discentes no âmbito acadêmico de forma subjetiva e intrínseca, a fim de compartilhar vivências individuais e transpô-las para o coletivo, evidenciando as atividades pedagógicas realizadas ao longo do semestre de acordo com o Plano de Unidade Didática (PUD) do Curso. O portfólio inclui as percepções e as teorias do currículo, propiciando aos alunos uma coletânea de conhecimentos e de materiais criados e produzidos por alunos(as) de licenciatura do IFCE, do campus Paracuru. O portfólio é um material de ensino-aprendizagem no qual se utiliza da atuação de vários recursos avaliativos: como: escrita de diversos gêneros textuais, fotografias, desenhos, teatro, jogos didáticos, receitas e músicas o que desperta no contexto das licenciaturas a diversificação de formas avaliativas superando o modelo de avaliação tradicional, a exemplificar, provas com as questões de múltiplas escolhas. Nesse sentido, desenvolveu-se uma pesquisa realizada com discentes que haviam concluído a disciplina de Currículos e Programas, com o fito de obter resultados sobre o uso do portfólio no Ensino Superior, conclui-se que houve aprendizagem satisfatória mediante a prática da criatividade e da autoavaliação que o trabalho pedagógico com uso dos portfólios promove, sendo uma ferramenta diferenciada para registrar as atividades realizadas por esses estudantes, computando as visões e aprendizagens obtidas durante a trajetória da disciplina.