Esta pesquisa, realizada em Juazeiro/BA em 2024, investiga o uso das Avaliações Formativas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Através da análise de relatos de experiência, busca-se compreender como essas avaliações têm sido utilizadas para promover a aprendizagem e quais desafios e possibilidades se apresentam nesse processo. Os resultados indicam que as avaliações formativas têm sido um instrumento importante para identificar as necessidades individuais dos educandos e quais possíveis perspectivas para ajustar as práticas pedagógicas. No entanto, a pesquisa também revela a necessidade de um aprofundamento da formação dos professores para o uso efetivo dessas ferramentas e a importância da colaboração entre os educadores em Rede para compartilhar experiências e boas práticas, que podem reverberar na construção de novos conhecimentos. As avaliações formativas apresentam ainda, um grande potencial para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Destaca-se que tais avaliações e resultados de cada ciclo avaliativo, sejam utilizadas de forma intencional e integrada às práticas pedagógicas. A pesquisa realizada em Juazeiro/BA, nesse sentido, contribui para o debate sobre a importância das avaliações formativas no contexto do CNCA e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas e ações pedagógicas que visam a alfabetização, bem como a recomposição das aprendizagens com qualidade.