AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA (CNCA) EM JUAZEIRO/BA 2024: INSURGÊNCIAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA, A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA ALFABETIZAÇÃO EM REDE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114875 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8563 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA (CNCA) EM JUAZEIRO/BA 2024: INSURGÊNCIAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA, A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA ALFABETIZAÇÃO EM REDE" "resumo" => "Esta pesquisa, realizada em Juazeiro/BA em 2024, investiga o uso das Avaliações Formativas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Através da análise de relatos de experiência, busca-se compreender como essas avaliações têm sido utilizadas para promover a aprendizagem e quais desafios e possibilidades se apresentam nesse processo. Os resultados indicam que as avaliações formativas têm sido um instrumento importante para identificar as necessidades individuais dos educandos e quais possíveis perspectivas para ajustar as práticas pedagógicas. No entanto, a pesquisa também revela a necessidade de um aprofundamento da formação dos professores para o uso efetivo dessas ferramentas e a importância da colaboração entre os educadores em Rede para compartilhar experiências e boas práticas, que podem reverberar na construção de novos conhecimentos. As avaliações formativas apresentam ainda, um grande potencial para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Destaca-se que tais avaliações e resultados de cada ciclo avaliativo, sejam utilizadas de forma intencional e integrada às práticas pedagógicas. A pesquisa realizada em Juazeiro/BA, nesse sentido, contribui para o debate sobre a importância das avaliações formativas no contexto do CNCA e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas e ações pedagógicas que visam a alfabetização, bem como a recomposição das aprendizagens com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID518_TB8563_06082024230533.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISA GABRIELLE SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEISA GABRIELLE" "autor_email" => "geisa.gabrielle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114875 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8563 "inscrito_id" => 518 "titulo" => "AVALIAÇÕES FORMATIVAS DO COMPROMISSO NACIONAL CRIANÇA ALFABETIZADA (CNCA) EM JUAZEIRO/BA 2024: INSURGÊNCIAS E RELATOS DE EXPERIÊNCIA, A SERVIÇO DA APRENDIZAGEM, NO ÂMBITO DA ALFABETIZAÇÃO EM REDE" "resumo" => "Esta pesquisa, realizada em Juazeiro/BA em 2024, investiga o uso das Avaliações Formativas no âmbito do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Através da análise de relatos de experiência, busca-se compreender como essas avaliações têm sido utilizadas para promover a aprendizagem e quais desafios e possibilidades se apresentam nesse processo. Os resultados indicam que as avaliações formativas têm sido um instrumento importante para identificar as necessidades individuais dos educandos e quais possíveis perspectivas para ajustar as práticas pedagógicas. No entanto, a pesquisa também revela a necessidade de um aprofundamento da formação dos professores para o uso efetivo dessas ferramentas e a importância da colaboração entre os educadores em Rede para compartilhar experiências e boas práticas, que podem reverberar na construção de novos conhecimentos. As avaliações formativas apresentam ainda, um grande potencial para a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem. Destaca-se que tais avaliações e resultados de cada ciclo avaliativo, sejam utilizadas de forma intencional e integrada às práticas pedagógicas. A pesquisa realizada em Juazeiro/BA, nesse sentido, contribui para o debate sobre a importância das avaliações formativas no contexto do CNCA e oferece subsídios para a formulação de políticas públicas e ações pedagógicas que visam a alfabetização, bem como a recomposição das aprendizagens com qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID518_TB8563_06082024230533.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEISA GABRIELLE SANTOS" "autor_nome_curto" => "GEISA GABRIELLE" "autor_email" => "geisa.gabrielle@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }