A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109236 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O uso de tecnologias digitais no ensino da matemática desempenha um papel crucial na experiência de aprendizagem dos alunos. Ao integrar ferramentas digitais como softwares específicos, aplicativos e recursos online os educadores podem proporcionar uma abordagem mais interativa para o ensino da matemática. Tal como o Geogebra, um aplicativo que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, e estatística em uma só plataforma. Também é possível ensinar através da Wordwall, que é uma plataforma de jogos interativos digitais, possuindo uma diversidade de minijogos, competições e anagramas. Essas tecnologias permitem a visualização de conceitos matemáticos abstratos de forma mais tangível, facilitando a compreensão dos alunos. Além disso, essas ferramentas preparam os alunos para lidar com a realidade tecnológica do mundo contemporâneo, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Objetiva-se com este trabalho investigar e analisar o impacto da integração de tecnologias digitais, como o Geogebra e a Wordwall, no processo de ensino da matemática, compreender como tais ferramentas contribuem para uma aprendizagem mais interativa, tangível e eficaz dos conceitos matemáticos, além de avaliar como essa abordagem prepara os alunos para os desafios tecnológicos e profissionais do mundo contemporâneo. Portanto,fica evidente que a integração das tecnologias digitais no ensino da matemática não só enriquece o processo educacional, mas também promove uma preparação eficaz e abrangente dos alunos para os desafios tecnológicos e profissionais que enfrentarão no mundo contemporâneo. Ao oferecer uma abordagem dinâmica, personalizada e inclusiva, essas ferramentas não apenas facilitam a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também capacitam os estudantes a se destacarem em um cenário cada vez mais digitalizado e competitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2389_TB531_01042024142838.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE VITOR DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolvitor06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109236 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 531 "inscrito_id" => 2389 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA" "resumo" => "O uso de tecnologias digitais no ensino da matemática desempenha um papel crucial na experiência de aprendizagem dos alunos. Ao integrar ferramentas digitais como softwares específicos, aplicativos e recursos online os educadores podem proporcionar uma abordagem mais interativa para o ensino da matemática. Tal como o Geogebra, um aplicativo que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, e estatística em uma só plataforma. Também é possível ensinar através da Wordwall, que é uma plataforma de jogos interativos digitais, possuindo uma diversidade de minijogos, competições e anagramas. Essas tecnologias permitem a visualização de conceitos matemáticos abstratos de forma mais tangível, facilitando a compreensão dos alunos. Além disso, essas ferramentas preparam os alunos para lidar com a realidade tecnológica do mundo contemporâneo, desenvolvendo habilidades essenciais para o mercado de trabalho. Objetiva-se com este trabalho investigar e analisar o impacto da integração de tecnologias digitais, como o Geogebra e a Wordwall, no processo de ensino da matemática, compreender como tais ferramentas contribuem para uma aprendizagem mais interativa, tangível e eficaz dos conceitos matemáticos, além de avaliar como essa abordagem prepara os alunos para os desafios tecnológicos e profissionais do mundo contemporâneo. Portanto,fica evidente que a integração das tecnologias digitais no ensino da matemática não só enriquece o processo educacional, mas também promove uma preparação eficaz e abrangente dos alunos para os desafios tecnológicos e profissionais que enfrentarão no mundo contemporâneo. Ao oferecer uma abordagem dinâmica, personalizada e inclusiva, essas ferramentas não apenas facilitam a compreensão dos conceitos matemáticos, mas também capacitam os estudantes a se destacarem em um cenário cada vez mais digitalizado e competitivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2389_TB531_01042024142838.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE VITOR DE ALENCAR" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "carolvitor06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }