Sabe-se que o sono é um processo de extrema importância para o corpo, pois é só nele que ocorrem algumas reações vitais ao bom funcionamento do organismo, ademais é nesse estado em que informações são revisadas, uma vez que memórias do dia a dia são repassadas no cérebro e passadas de curto prazo para longo prazo. Este processo fisiológico é dividido em duas etapas, o sono NREM, onde a atividade cerebral é menos intensa e o REM, do qual possui movimentos musculares involuntários, manifestação cerebral mais intensa, batimentos cardíacos mais acelerados, movimentos nos óleos rápidos e sonhos vividos. Desta forma, tendo em vista a importância do aprendizado e o possível impacto do sono em tal, o presente trabalho busca entender a ligação entre sono de qualidade e quantidade de horas dormidas na melhora do desempenho em sala de aula, bem como na assimilação de conteúdos. Todavia, foi adotado uma abordagem metodológica qualitativa, tendo a plataforma Google Acadêmico como base na utilização de artigos científicos que enfatizem sobre a valia do sono na vida dos estudantes. A partir dos trabalhos analisados, notou-se através destes que uma noite bem dormida torna-se crucial no desenvolvimento do indivíduo, sendo que os impactos positivos podem englobar-se não só no meio acadêmico, mas em tudo que diz respeito ao seu envoltório.