PROFEASY: A PLATAFORMA DIN MICA DE FEEDBACK EDUCACIONAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109550 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 953 "inscrito_id" => 6513 "titulo" => "PROFEASY: A PLATAFORMA DIN MICA DE FEEDBACK EDUCACIONAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO" "resumo" => "O feedback dos alunos é essencial para os docentes no processo educacional, especificamente diante do uso crescente de tecnologias. Além de auxiliar nas estratégias de ensino, as tecnologias podem facilitar a coleta e análise de dados, permitindo um acompanhamento mais eficiente e personalizado do progresso dos discentes. Neste cenário, o objetivo central desta pesquisa é abordar o desenvolvimento de uma plataforma de feedback educacional direcionada aos professores, visando aprimorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho dos alunos através de formulários dinâmicos criados para saber as sugestões dos discentes a respeito da didática, atividades e aulas dos docentes. A fundamentação teórica abrange conceitos essenciais para compreender o contexto do feedback educacional, a dinâmica de ensino e a relevância da comunicação efetiva como parte da metodologia de ensino e de seu aprimoramento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos componentes da plataforma educacional considerou o design centrado no usuário com métodos ágeis de desenvolvimento de software, colocando a ênfase inicial em uma abordagem qualitativa. Essa escolha proporcionou uma resposta flexível e interativa às necessidades e requisitos dos professores e alunos. A análise quantitativa foi crucial para compreender as métricas de desempenho didático, utilizando as respostas e sugestões dos alunos para gerar gráficos e análises detalhadas do desempenho docente, garantindo o alinhamento às expectativas disponibilizadas pela plataforma educacional. Os resultados enfatizam a importância de promover maior engajamento dos educadores e alunos na utilização da plataforma de Feedback Educacional, visando não apenas melhorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho, mas também estimular uma colaboração mais ampla e a troca de experiências entre os diferentes atores do cenário educacional. Sendo assim, a plataforma de feedback educacional tem como objetivo final contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de ensino e a qualidade da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6513_TB953_27102024202600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDAN SILVA PANTOJA" "autor_nome_curto" => "ARIDAN" "autor_email" => "aridanpantoja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109550 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 953 "inscrito_id" => 6513 "titulo" => "PROFEASY: A PLATAFORMA DIN MICA DE FEEDBACK EDUCACIONAL PARA APRIMORAR A QUALIDADE DO ENSINO" "resumo" => "O feedback dos alunos é essencial para os docentes no processo educacional, especificamente diante do uso crescente de tecnologias. Além de auxiliar nas estratégias de ensino, as tecnologias podem facilitar a coleta e análise de dados, permitindo um acompanhamento mais eficiente e personalizado do progresso dos discentes. Neste cenário, o objetivo central desta pesquisa é abordar o desenvolvimento de uma plataforma de feedback educacional direcionada aos professores, visando aprimorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho dos alunos através de formulários dinâmicos criados para saber as sugestões dos discentes a respeito da didática, atividades e aulas dos docentes. A fundamentação teórica abrange conceitos essenciais para compreender o contexto do feedback educacional, a dinâmica de ensino e a relevância da comunicação efetiva como parte da metodologia de ensino e de seu aprimoramento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dos componentes da plataforma educacional considerou o design centrado no usuário com métodos ágeis de desenvolvimento de software, colocando a ênfase inicial em uma abordagem qualitativa. Essa escolha proporcionou uma resposta flexível e interativa às necessidades e requisitos dos professores e alunos. A análise quantitativa foi crucial para compreender as métricas de desempenho didático, utilizando as respostas e sugestões dos alunos para gerar gráficos e análises detalhadas do desempenho docente, garantindo o alinhamento às expectativas disponibilizadas pela plataforma educacional. Os resultados enfatizam a importância de promover maior engajamento dos educadores e alunos na utilização da plataforma de Feedback Educacional, visando não apenas melhorar a comunicação e o acompanhamento do desempenho, mas também estimular uma colaboração mais ampla e a troca de experiências entre os diferentes atores do cenário educacional. Sendo assim, a plataforma de feedback educacional tem como objetivo final contribuir para o aperfeiçoamento contínuo da metodologia de ensino e a qualidade da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6513_TB953_27102024202600.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIDAN SILVA PANTOJA" "autor_nome_curto" => "ARIDAN" "autor_email" => "aridanpantoja@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }