Este trabalho tem como objetivo apresentar uma intervenção ambiental realizada no entorno escolar como forma de sensibilização para a problemáticas dos resíduos sólidos urbanos presentes no bairro Junco-PI. A intervenção foi uma das etapas de uma metodologia ampla de ação, a partir do Mapeamento Psicosocioambiental, realizado com líderes comunitários, através de rodas de conversa, e em seguida com os moradores, partir de uma pesquisa quantitativa, buscando conhecer as problemáticas ambientais mais prementes do bairro. Foram apontados problemas ambientais e estruturais como: falta de esgotamento sanitário, lixo, poluição, ausência de iluminação pública, ente outros, o que afeta a saúde e qualidade ambiental do local. Utilizamos como referencial teórico a psicologia ambiental comunitária e o método de Intervenção e Ação Participativa (IAPA). Diante disso, potencializamos para a vivência comunitária, a regeneração de um ponto de lixo crônico existente entre duas escolas estaduais, um posto de saúde e uma praça. Foram realizadas ações de aproveitamento e restauração de objetos retirados do lixo e oficinas com os estudantes das duas escolas, envolvendo os temas de educação ambiental e desenvolvimento humano. As ações realizadas nas escolas e no seu entorno trouxeram como resultados a regeneração do ponto de lixo e a ressignificação do lixo, além de uma vivência efetiva de toda a comunidade escolar e dos moradores do entorno. Concluímos que ações voltadas à educação ambiental e à justiça social, podem promover a sustentabilidade e resgate da vida da comunidade e suas possibilidades, sendo modelo de transformação da realidade local.