ANSEIOS E EXPECTATIVAS DE UM ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRAUÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111434 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 11737 "titulo" => "ANSEIOS E EXPECTATIVAS DE UM ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRAUÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio docência faz parte da trajetória do acadêmico dos programas de pós-graduação strictu sensu, o qual, tem a finalidade de preparar e inserir para a atuação docente. Tal prática desenvolvida possui tempo de duração, sendo de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado. Este componente tem por finalidade desenvolver habilidades e competências com o trabalho de lecionar, sendo essa atividade reforçada e incentivada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). O objetivo do estudo é descrever os anseios e expectativas do estágio docência na pós-graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o estágio docência do mestrado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, na cidade de João Pessoa – PB. A prática do estágio docência envolve o orientador e orientando que, juntos preparam e ministram aulas ou atividades teórico-prático. Quando este é voltado para a área da saúde, nos cursos de graduação, o pós-graduando supervisionado pelo docente da disciplina e do seu orientador faz parte integrante na construção dos graduandos, principalmente no que concerne as habilidades e competências pedagógicas em sala de aula, como está disposto na Capes no artigo 22 da Portaria n. 34/2006 (AMORIN; PESSOA; ALBERTO, 2020). Na vivencia do mestrado, o primeiro ano teve total atenção voltados para as disciplinas curriculares que tinha como abordagem novos métodos pedagógicos e científicos. No início do segundo ano, ponto relevante, foi o início da vivência associada entre o estágio docência e a experiencia, visto que foi o primeiro contato como docente em uma sala de aula de nível superior, e, isto possibilitou colocar em prática as metodologias de ensino que foram compartilhas durante o primeiro ano, tonando maior a compreensão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11737_TB3606_27102024214739.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISON RENER ARAÚJO DANTAS" "autor_nome_curto" => "ALISON" "autor_email" => "renerdantas30@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111434 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3606 "inscrito_id" => 11737 "titulo" => "ANSEIOS E EXPECTATIVAS DE UM ESTÁGIO DOCÊNCIA NA PÓS-GRAUÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O estágio docência faz parte da trajetória do acadêmico dos programas de pós-graduação strictu sensu, o qual, tem a finalidade de preparar e inserir para a atuação docente. Tal prática desenvolvida possui tempo de duração, sendo de um semestre para o mestrado e dois semestres para o doutorado. Este componente tem por finalidade desenvolver habilidades e competências com o trabalho de lecionar, sendo essa atividade reforçada e incentivada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). O objetivo do estudo é descrever os anseios e expectativas do estágio docência na pós-graduação em enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido durante o estágio docência do mestrado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Paraíba (PPGENF/UFPB), Campus I, na cidade de João Pessoa – PB. A prática do estágio docência envolve o orientador e orientando que, juntos preparam e ministram aulas ou atividades teórico-prático. Quando este é voltado para a área da saúde, nos cursos de graduação, o pós-graduando supervisionado pelo docente da disciplina e do seu orientador faz parte integrante na construção dos graduandos, principalmente no que concerne as habilidades e competências pedagógicas em sala de aula, como está disposto na Capes no artigo 22 da Portaria n. 34/2006 (AMORIN; PESSOA; ALBERTO, 2020). Na vivencia do mestrado, o primeiro ano teve total atenção voltados para as disciplinas curriculares que tinha como abordagem novos métodos pedagógicos e científicos. No início do segundo ano, ponto relevante, foi o início da vivência associada entre o estágio docência e a experiencia, visto que foi o primeiro contato como docente em uma sala de aula de nível superior, e, isto possibilitou colocar em prática as metodologias de ensino que foram compartilhas durante o primeiro ano, tonando maior a compreensão sobre as práticas pedagógicas em sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID11737_TB3606_27102024214739.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALISON RENER ARAÚJO DANTAS" "autor_nome_curto" => "ALISON" "autor_email" => "renerdantas30@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }