HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO (2012-2022) DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-SÃO BENTO DO SUL: UMA LEITURA A PARTIR DA SUA RELAÇÃO COM OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL’S)
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4825 "inscrito_id" => 14950 "titulo" => "HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO (2012-2022) DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-SÃO BENTO DO SUL: UMA LEITURA A PARTIR DA SUA RELAÇÃO COM OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL’S)" "resumo" => "Este trabalho é parte da pesquisa em andamento “A história da implantação (2012-2022) do Instituto Federal Catarinense campus São Bento do Sul (IFC-SBS) e a sua relação com os Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APL’s)”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo Blumenau/SC, na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto História e Memórias no contexto da EPT e integra o projeto de pesquisa intitulado Laboratório de Espaços e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica - LEME. Partindo do pressuposto que o diálogo entre a comunidade escolar e a sociedade é de mútua influência, o objetivo central do trabalho é compreender a história da escola a partir da identificação da sua cultura e seu diálogo com a sociedade por meio dos APL’s. Os objetivos secundários são: (1) Identificar produção teórica sobre a história da EPT no Brasil, o processo de implantação e expansão dos IFs sob a perspectiva do diálogo com os APL’s e da história do IFC-SBS (2012-2022); (2) Identificar as características das relações de diálogo e influência entre o espaço escolar do IFC-SBS e os APL’s. A metodologia do trabalho é a bibliográfica-documental. O recorte temporal limita-se à fase de implantação, ou seja, de 2012 a 2022. A partir dos dados iniciais é possível afirmar que uma das possíveis influências na formação da cultura escolar na implantação do IFC-SBS é a forte presença do setor industrial. Em síntese, a etapa de levantamento bibliográfico e os resultados obtidos apoiam o uso da categoria cultura escolar na perspectiva da EPT, especialmente no contexto da construção da história do IFC-SBS, entretanto, é necessário identificar a influência de uma instituição de EPT nos APL's e de que maneira esta mútua influência é identificada na cultura escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14950_TB4825_22052024194433.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MERLO MORALES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.morales@ifc.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112265 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4825 "inscrito_id" => 14950 "titulo" => "HISTÓRIA DA IMPLANTAÇÃO (2012-2022) DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-SÃO BENTO DO SUL: UMA LEITURA A PARTIR DA SUA RELAÇÃO COM OS ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APL’S)" "resumo" => "Este trabalho é parte da pesquisa em andamento “A história da implantação (2012-2022) do Instituto Federal Catarinense campus São Bento do Sul (IFC-SBS) e a sua relação com os Arranjos Produtivos, Sociais e Culturais Locais (APL’s)”, realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), polo Blumenau/SC, na linha de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Macroprojeto História e Memórias no contexto da EPT e integra o projeto de pesquisa intitulado Laboratório de Espaços e Memórias da Educação Profissional e Tecnológica - LEME. Partindo do pressuposto que o diálogo entre a comunidade escolar e a sociedade é de mútua influência, o objetivo central do trabalho é compreender a história da escola a partir da identificação da sua cultura e seu diálogo com a sociedade por meio dos APL’s. Os objetivos secundários são: (1) Identificar produção teórica sobre a história da EPT no Brasil, o processo de implantação e expansão dos IFs sob a perspectiva do diálogo com os APL’s e da história do IFC-SBS (2012-2022); (2) Identificar as características das relações de diálogo e influência entre o espaço escolar do IFC-SBS e os APL’s. A metodologia do trabalho é a bibliográfica-documental. O recorte temporal limita-se à fase de implantação, ou seja, de 2012 a 2022. A partir dos dados iniciais é possível afirmar que uma das possíveis influências na formação da cultura escolar na implantação do IFC-SBS é a forte presença do setor industrial. Em síntese, a etapa de levantamento bibliográfico e os resultados obtidos apoiam o uso da categoria cultura escolar na perspectiva da EPT, especialmente no contexto da construção da história do IFC-SBS, entretanto, é necessário identificar a influência de uma instituição de EPT nos APL's e de que maneira esta mútua influência é identificada na cultura escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14950_TB4825_22052024194433.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA MERLO MORALES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "LARISSA" "autor_email" => "larissa.morales@ifc.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }