O ENSINO DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PNAIC FRENTE À REALIDADE DA SALA DE AULA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111610 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3873 "inscrito_id" => 9696 "titulo" => "O ENSINO DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PNAIC FRENTE À REALIDADE DA SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo reflexivo se originou a partir da disciplina prática de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I: 3º, 4º e 5º anos. Seu objetivo é discutir o contexto do ensino de Arte no Brasil, considerando a realidade da sala de aula de duas escolas públicas situadas no município de Presidente Prudente. Para discutir mais amplamente o tema definido, foram utilizadas algumas bibliografias específicas, tais como: Brasil (1997); Brasil (2008); Brasil (2012); Brasil (2013); Brasil (2016); Pimenta et. al. (2017); Araújo (2017); entre outras. A escolha desse tema possibilitou o delineamento de três tópicos para o desenvolvimento do trabalho, a saber: o primeiro tópico aborda a história da arte no Brasil, explorando seus desdobramentos históricos. O segundo tópico investiga como a disciplina de Arte tem sido abordada nas salas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ciclo I, destacando os principais aspectos observados durante o estágio. Por fim, o terceiro tópico propõe estratégias para o ensino de Arte nessas séries, visando tornar as linguagens artísticas significativas e contextualizadas para os estudantes. As conclusões revelam que a disciplina e os conteúdos de Arte ainda não são amplamente reconhecidos como conhecimentos essenciais, o que precisa ser revisto, uma vez que a inclusão efetiva dos conteúdos de arte na educação básica, pode proporcionar aos estudantes, experiências e oportunidades fundamentais para seu desenvolvimento intelectual e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9696_TB3873_23102024225854.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISE GENEROSO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "HELOISE" "autor_email" => "heloise.generoso@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111610 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3873 "inscrito_id" => 9696 "titulo" => "O ENSINO DE ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DO PNAIC FRENTE À REALIDADE DA SALA DE AULA" "resumo" => "Este artigo reflexivo se originou a partir da disciplina prática de Estágio Supervisionado em Docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I: 3º, 4º e 5º anos. Seu objetivo é discutir o contexto do ensino de Arte no Brasil, considerando a realidade da sala de aula de duas escolas públicas situadas no município de Presidente Prudente. Para discutir mais amplamente o tema definido, foram utilizadas algumas bibliografias específicas, tais como: Brasil (1997); Brasil (2008); Brasil (2012); Brasil (2013); Brasil (2016); Pimenta et. al. (2017); Araújo (2017); entre outras. A escolha desse tema possibilitou o delineamento de três tópicos para o desenvolvimento do trabalho, a saber: o primeiro tópico aborda a história da arte no Brasil, explorando seus desdobramentos históricos. O segundo tópico investiga como a disciplina de Arte tem sido abordada nas salas de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental ciclo I, destacando os principais aspectos observados durante o estágio. Por fim, o terceiro tópico propõe estratégias para o ensino de Arte nessas séries, visando tornar as linguagens artísticas significativas e contextualizadas para os estudantes. As conclusões revelam que a disciplina e os conteúdos de Arte ainda não são amplamente reconhecidos como conhecimentos essenciais, o que precisa ser revisto, uma vez que a inclusão efetiva dos conteúdos de arte na educação básica, pode proporcionar aos estudantes, experiências e oportunidades fundamentais para seu desenvolvimento intelectual e social." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9696_TB3873_23102024225854.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELOISE GENEROSO FERNANDES" "autor_nome_curto" => "HELOISE" "autor_email" => "heloise.generoso@unesp.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }