A afetividade é relevante para um ambiente escolar respeitoso, acolhedor e inclusivo. Nesse sentido, pretende-se discutir sobre a afetividade e sua contribuição para a inclusão escolar. Este trabalho trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com aspecto descritivo-exploratório, estando alicerçado no processo de revisão de literatura sobre o tema que originou a nossa inquietação acadêmica, focando-se na sua perspectiva de pesquisa bibliográfica, tratando - se do assunto aqui abordado, a partir das contribuições inestimáveis dos estudos teórico-práticos de Almeida (2002), Mattos (2008), Paula e Faria (2010), Boff (2005), Fernández (1991), Libâneo (2011), Coelho e Pisoni (2012), Sawaia (2003), dentre outros, que subsidiaram as reflexões para o desenvolvimento desta pesquisa. Portanto, a partir desta pesquisa, foi possível notar que a afetividade traz um novo significado para o trabalho docente, já que o professor poderá acompanhar mais de perto a evolução cognitiva do aluno, pois um professor afetivo se aproxima, acolhe e ouve seus educandos e, a partir dessa troca de diálogo, redireciona e projeta novas maneiras férteis de se trabalhar a aprendizagem, favorecendo a inclusão destes no trabalho pedagógico de ensino. Dessa forma, acreditamos na afetividade como alternativa para incluir todos os educandos no processo formativo e educativo das instituições de ensino.