PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NO USO DE PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114897 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8599 "inscrito_id" => 17293 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NO USO DE PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO" "resumo" => "A integração de tecnologias digitais na educação está transformando o ensino, oferecendo novas formas de interação e aprendizado. Plataformas digitais educacionais facilitam o acesso a conteúdos, a comunicação e a gestão educativa, sendo particularmente úteis no ensino técnico profissionalizante. A pesquisa objetiva relatar a percepção dos estudantes quanto as potencialidades e limitações na utilização de plataforma digital no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas específicas da matriz curricular das 1 séries dos cursos técnico de Marketing Digital, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Guia de Turismo, ofertados por uma escola pública de ensino médio integrado ao técnico de tempo integral em Pedro II – PI. Utilizou-se como método de investigação um questionário estruturado aplicado aos estudantes, composto por perguntas fechadas e abertas sobre frequência de uso, facilidade de navegação, recursos utilizados, dificuldades encontradas e percepções sobre o impacto no aprendizado. Evidenciou com a pesquisa que há uma aceitação dos estudantes com relação a nesse novo modelo de aprendizagem (plataforma digital), produzindo uma maior autonomia e possibilidades de uso além dos muros da escola, mas evidenciou problemas com relação ao acesso à internet e falta de equipamentos (computadores ou celulares) para uso da plataforma, além da ausência do professor presencial. Este estudo oferece insights valiosos para a melhoria das práticas educacionais em instituições de ensino técnico que utilizam plataformas digitais, atendendo melhor às necessidades e percepções dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17293_TB8599_27102024235323.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON PINHEIRO RUBEM" "autor_nome_curto" => "ROBSON" "autor_email" => "robsonrubemgeo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114897 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8599 "inscrito_id" => 17293 "titulo" => "PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES SOBRE POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NO USO DE PLATAFORMA DIGITAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO" "resumo" => "A integração de tecnologias digitais na educação está transformando o ensino, oferecendo novas formas de interação e aprendizado. Plataformas digitais educacionais facilitam o acesso a conteúdos, a comunicação e a gestão educativa, sendo particularmente úteis no ensino técnico profissionalizante. A pesquisa objetiva relatar a percepção dos estudantes quanto as potencialidades e limitações na utilização de plataforma digital no processo de ensino e aprendizagem de disciplinas específicas da matriz curricular das 1 séries dos cursos técnico de Marketing Digital, Análise e Desenvolvimento de Sistema e Guia de Turismo, ofertados por uma escola pública de ensino médio integrado ao técnico de tempo integral em Pedro II – PI. Utilizou-se como método de investigação um questionário estruturado aplicado aos estudantes, composto por perguntas fechadas e abertas sobre frequência de uso, facilidade de navegação, recursos utilizados, dificuldades encontradas e percepções sobre o impacto no aprendizado. Evidenciou com a pesquisa que há uma aceitação dos estudantes com relação a nesse novo modelo de aprendizagem (plataforma digital), produzindo uma maior autonomia e possibilidades de uso além dos muros da escola, mas evidenciou problemas com relação ao acesso à internet e falta de equipamentos (computadores ou celulares) para uso da plataforma, além da ausência do professor presencial. Este estudo oferece insights valiosos para a melhoria das práticas educacionais em instituições de ensino técnico que utilizam plataformas digitais, atendendo melhor às necessidades e percepções dos estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID17293_TB8599_27102024235323.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROBSON PINHEIRO RUBEM" "autor_nome_curto" => "ROBSON" "autor_email" => "robsonrubemgeo@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }