OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO NOVO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114302 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7735 "inscrito_id" => 13949 "titulo" => "OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio tem se mostrado uma alternativa promissora no cenário educacional. Essa modalidade de ensino visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, fornecendo habilidades técnicas e práticas complementares à formação geral. Além disso, busca reduzir o abandono escolar ao motivar os alunos por meio da contextualização dos conteúdos. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, a valorização dos profissionais da educação técnica e a constante atualização dos currículos. Este artigo visa apresentar a importância e relevância formação profissional técnica integrada ao Novo Ensino Médio, destacando sua influência no desenvolvimento educacional e na formação dos estudantes. Buscamos compreender os desafios complexos e multifacetados que surgem com as transformações implementadas, analisando cuidadosamente a reformulação do currículo e seu impacto nas práticas pedagógicas nas escolas. A metodologia consiste em análise documental das normativas, de base qualitativa, que tomou como referência, a Lei 13.415, que alterou a LDB 9394/96 e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio. Ao concluir este estudo é possível afirmar que ao combinar a formação técnica com a formação geral, os alunos adquirem conhecimentos e habilidades específicas, aumentando suas chances de conseguir um emprego, em setores como indústria, comércio e serviços, de forma mais rápida e assertiva, atendendo às demandas do mercado e impulsionando o desenvolvimento econômico do país. Além disso, foi possível perceber também que o ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio também desempenha um papel importante na preparação dos estudantes para o ensino superior podendo proporcionar aos alunos uma base sólida de conhecimentos e competências, preparando-os para ingressar em cursos de nível superior relacionados à área técnica. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem a educação profissional técnica integrada ao ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13949_TB7735_01102024224840.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN GRACE MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "Hellen Grace Me" "autor_email" => "hellengrace13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114302 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7735 "inscrito_id" => 13949 "titulo" => "OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA INTEGRADA AO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio tem se mostrado uma alternativa promissora no cenário educacional. Essa modalidade de ensino visa preparar os estudantes para o mercado de trabalho, fornecendo habilidades técnicas e práticas complementares à formação geral. Além disso, busca reduzir o abandono escolar ao motivar os alunos por meio da contextualização dos conteúdos. No entanto, existem desafios a serem enfrentados, como a necessidade de investimentos em infraestrutura, a valorização dos profissionais da educação técnica e a constante atualização dos currículos. Este artigo visa apresentar a importância e relevância formação profissional técnica integrada ao Novo Ensino Médio, destacando sua influência no desenvolvimento educacional e na formação dos estudantes. Buscamos compreender os desafios complexos e multifacetados que surgem com as transformações implementadas, analisando cuidadosamente a reformulação do currículo e seu impacto nas práticas pedagógicas nas escolas. A metodologia consiste em análise documental das normativas, de base qualitativa, que tomou como referência, a Lei 13.415, que alterou a LDB 9394/96 e estabeleceu mudanças na estrutura do ensino médio. Ao concluir este estudo é possível afirmar que ao combinar a formação técnica com a formação geral, os alunos adquirem conhecimentos e habilidades específicas, aumentando suas chances de conseguir um emprego, em setores como indústria, comércio e serviços, de forma mais rápida e assertiva, atendendo às demandas do mercado e impulsionando o desenvolvimento econômico do país. Além disso, foi possível perceber também que o ensino técnico profissionalizante integrado ao ensino médio também desempenha um papel importante na preparação dos estudantes para o ensino superior podendo proporcionar aos alunos uma base sólida de conhecimentos e competências, preparando-os para ingressar em cursos de nível superior relacionados à área técnica. O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica fundamentada em reflexões de autores que discutem a educação profissional técnica integrada ao ensino médio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13949_TB7735_01102024224840.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLEN GRACE MELO GOMES" "autor_nome_curto" => "Hellen Grace Me" "autor_email" => "hellengrace13@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL (ULBRA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }