Na educação básica brasileira, o livro didático ainda é um dos recursos pedagógicos mais utilizados nas salas de aula. Apesar dos avanços tecnológicos, o livro didático continua sendo utilizado como principal material de apoio de professores. Dessa forma, é evidente a necessidade que os livros didáticos passem regularmente por umas análises qualitativas, para que haja a manutenção da qualidade dos conteúdos destes materiais. Com isso, o objetivo do trabalho foi analisar a abordagem do tema poluição em livros didáticos à luz do novo ensino médio. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Após a análise detalhada dos três livros didáticos de Ciências da Natureza, pôde-se observar algumas tendências e pontos de destaque em relação ao tratamento do tema da poluição atmosférica nos livros analisados. Em relação ao livro 1 (Multiversos Ciências da Natureza), o tema poluição atmosférica está contido no capítulo 1 da unidade 1, denominado “Química ambiental”. No livro 2 (Conexões: Ciências da Natureza e suas Tecnologias) da editora Moderna, o tema poluição atmosférica é abordado no capítulo 5 do volume Energia e Ambiente. Enquanto no livro didático 3 (Ser Protagonista) da editora SM Educação, o tema apresenta-se na unidade do 1º capítulo sob o título “Impactos Ambientais e Sustentabilidade”. Concluiu-se que os três livros analisados apresentaram aspectos positivos e negativos em sua abordagem sobre a poluição atmosférica. Todos trouxeram contribuições relevantes, porém há espaço para melhorias, especialmente no que diz respeito à profundidade da discussão e à integração de diferentes disciplinas. É fundamental que os recursos educacionais promovam não apenas o conhecimento, mas também habilidades cognitivas, socioemocionais e cívicas dos alunos.