STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O MANGUEZAL: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108997 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 799 "titulo" => "STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O MANGUEZAL: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVA" "resumo" => "Manguezal é um ecossistema costeiro que possui distribuição em regiões tropicais e subtropicais do planeta, o que por consequência abrange o litoral brasileiro. Para tanto, a preservação deste ecossistema torna-se importante, visto que fornece serviços ecossistêmicos para as comunidades que dele usufruem. Assim, os educadores devem construir planejamentos e intervenções pedagógicas buscando a educação ambiental para a sensibilização sobre este ecossistema. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar a criação e implementação da técnica do stop motion como estratégia de aprendizagem para educação ambiental visando (re)criar o elo existente estre os estudantes e o manguezal. Para tanto se utilizou da pesquisa-ação para esta análise se iniciando na busca das necessidades e interesses dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Em seguida, traçou-se um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na eletiva, buscando conectar teoria e prática com a aceitação do público-alvo, fase planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. E por final a fase avaliação da ação foi constituída por uma culminância das atividades desenvolvidas na eletiva, demonstrando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação da disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e implementação da eletiva, se percebeu notável percepção dos estudantes ao ambiente que os rodeava, como o ecossistema traz subsistência para a comunidade e os impactos que os hábitos podem trazer ao manguezal. Aliar o uso de tecnologia, no caso da eletiva o aplicativo para gravação de stop motion, foi importante para manter a atenção e criar interesse nos estudantes em relação a temática principal da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID799_TB197_06032024155224.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVAN WASHINGTON MARINHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Josivan Washing" "autor_email" => "josivanmarinhosantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108997 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 799 "titulo" => "STOP MOTION COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM O MANGUEZAL: CONSTRUÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE ELETIVA" "resumo" => "Manguezal é um ecossistema costeiro que possui distribuição em regiões tropicais e subtropicais do planeta, o que por consequência abrange o litoral brasileiro. Para tanto, a preservação deste ecossistema torna-se importante, visto que fornece serviços ecossistêmicos para as comunidades que dele usufruem. Assim, os educadores devem construir planejamentos e intervenções pedagógicas buscando a educação ambiental para a sensibilização sobre este ecossistema. Diante disso, a presente pesquisa busca analisar a criação e implementação da técnica do stop motion como estratégia de aprendizagem para educação ambiental visando (re)criar o elo existente estre os estudantes e o manguezal. Para tanto se utilizou da pesquisa-ação para esta análise se iniciando na busca das necessidades e interesses dos atores educacionais, caracterizando a fase exploratória. Em seguida, traçou-se um planejamento bimestral dos temas que seriam abordados na eletiva, buscando conectar teoria e prática com a aceitação do público-alvo, fase planejamento. Aplicação prática e teórica das aulas ministradas na eletiva, configurando a fase ação. E por final a fase avaliação da ação foi constituída por uma culminância das atividades desenvolvidas na eletiva, demonstrando os pontos positivos e negativos da construção e aplicação da disciplina. Mesmo diante dos desafios encontrados ao longo do planejamento e implementação da eletiva, se percebeu notável percepção dos estudantes ao ambiente que os rodeava, como o ecossistema traz subsistência para a comunidade e os impactos que os hábitos podem trazer ao manguezal. Aliar o uso de tecnologia, no caso da eletiva o aplicativo para gravação de stop motion, foi importante para manter a atenção e criar interesse nos estudantes em relação a temática principal da disciplina." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID799_TB197_06032024155224.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSIVAN WASHINGTON MARINHO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Josivan Washing" "autor_email" => "josivanmarinhosantos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }