RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109336 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 3009 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Na presença dos desafios hodiernos inseridos à educação é urgente retomar o sentido, as teorias e as possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica. Logo, o presente artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição do lúdico como ferramenta de metodologia ativa no ensino de Língua Portuguesa, por meio de um relato de experiência com o jogo "Bingo dos pronomes", realizado com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais da Unidade Escolar Ozildo Albano, localizada em Picos – PI, onde é realizado intervenções por meio do Programa de Residência Pedagógica PRP/Letras. Como parte do percurso metodológico, inicialmente foi realizada uma descrição da atividade desenvolvida e, em seguida, uma explanação sobre o ensino da Língua Portuguesa, além dos conceitos e importância da ludicidade que são as bases desse estudo. Como fundamentação teórica deste estudo, utilizou-se autores como: Geraldi (1984); Fiorini (2009); Moran (2018); Antunes (2003) Kishimoto (2021), Brougère (1998) dentre outros. Observou-se que, na educação do século XXI a utilização do lúdico torna o ensino mais prazeroso, significativo e consequentemente viabiliza aos alunos um aprendizado efetivo com a temida gramática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3009_TB668_08042024221952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÓRIA MARIA DA LUZ COSTA" "autor_nome_curto" => "Glória Maria da" "autor_email" => "gloria.luz@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109336 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 3009 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA DE METODOLOGIA ATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Na presença dos desafios hodiernos inseridos à educação é urgente retomar o sentido, as teorias e as possibilidades de aprimoramento da prática pedagógica. Logo, o presente artigo tem como objetivo evidenciar a contribuição do lúdico como ferramenta de metodologia ativa no ensino de Língua Portuguesa, por meio de um relato de experiência com o jogo "Bingo dos pronomes", realizado com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais da Unidade Escolar Ozildo Albano, localizada em Picos – PI, onde é realizado intervenções por meio do Programa de Residência Pedagógica PRP/Letras. Como parte do percurso metodológico, inicialmente foi realizada uma descrição da atividade desenvolvida e, em seguida, uma explanação sobre o ensino da Língua Portuguesa, além dos conceitos e importância da ludicidade que são as bases desse estudo. Como fundamentação teórica deste estudo, utilizou-se autores como: Geraldi (1984); Fiorini (2009); Moran (2018); Antunes (2003) Kishimoto (2021), Brougère (1998) dentre outros. Observou-se que, na educação do século XXI a utilização do lúdico torna o ensino mais prazeroso, significativo e consequentemente viabiliza aos alunos um aprendizado efetivo com a temida gramática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID3009_TB668_08042024221952.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GLÓRIA MARIA DA LUZ COSTA" "autor_nome_curto" => "Glória Maria da" "autor_email" => "gloria.luz@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }