A formação docente é crucial para garantir a qualidade da educação e assegurar que os profissionais possuam um profundo conhecimento do conteúdo que irão ensinar. Professores bem preparados são capazes de dominar as disciplinas que lecionam, garantindo que os alunos recebam informações corretas e relevantes. Além disso, esses professores conseguem conectar o conteúdo a contextos práticos, tornando o aprendizado mais significativo para os estudantes. Dessa maneira, o presente artigo tem por objetivo expor a comparação do preparo de formação profissional entre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o processo completo do Estágio Curricular Obrigatório (ECO), ambos destinados aos licenciandos do curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desse modo, a pesquisa está ancorada em uma abordagem qualitativa, através do viés do método (auto)biográfico, nas narrativas de formação dos colaboradores. Nesse sentido, tomou como fonte discursiva entrevistas virtuais as quais nortearam a autoavaliação e o processo de formação de dez participantes da Residência Pedagógica e dez discentes que finalizaram o processo dos Estágios Obrigatórios. O estudo discute a identidade do professor, o preparo profissional, as práticas docentes e a formação docente do curso de licenciatura em Letras. A pesquisa indica que somente os Estágios não suprem completamente às necessidades dos licenciandos, entretanto, sugere que a Residência Pedagógica permite uma integração mais efetiva entre teoria e prática, promovendo uma formação docente mais abrangente no preparo dos licenciandos para os desafios reais da profissão.