Ao lançar olhar sobre os tipos de lixo, sobretudo acerca do lixo verde na sociedade, desde os resíduos que integram este grupo até as possibilidades de reaproveitamento destes detritos, percebeu-se a escassez da abordagem deste conteúdo no âmbito acadêmico e em ambientes escolares. A partir disso, o presente trabalho de cunho qualitativo se dedica a investigar como uma turma de 5° ano, de uma escola municipal em Belém-PA, compreende o descarte e as possibilidades de reaproveitamento de resíduos de lixo verde. Para tanto, foram utilizados como base para a análise a BNCC, os Parâmetros Curriculares Nacionais, Oliveira et al. e Conceição et al. evidenciando, respectivamente, a lacuna curricular existente somado a necessidade de auxiliar os alunos na percepção dos impactos de suas ações no meio ambiente, a partir de uma aprendizagem mediada e significativa. Alinhado a isso, aplicou-se o projeto “Lixo orgânico ou lixo verde?” na turma, realizado em dois momentos com os objetivos de verificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do lixo orgânico, com foco no lixo verde, discutir o destino correto do lixo verde no cotidiano além de elaborar formas criativas de reaproveitamento por meio de confecção de objetos decorativos utilizando galhos, folhas, entre outros materiais. Diante da aplicação, observou-se que não fazia parte do conhecimento dos alunos a temática, pouco se sabia sobre o destino correto e o reaproveitamento do lixo verde. Além disso, a princípio, houve dificuldade por parte dos alunos de desassociar o reaproveitamento de materiais como plástico e vidro, no entanto foi perceptível o envolvimento, participação e engajamento nas atividades propostas após os diálogos e esclarecimento de dúvidas sobre os detritos que se configuram como lixo verde, os impactos negativos do descarte incorreto e formas de reaproveitamento criativas.