O ritmo frenético e a pressão do pouco tempo e muito conteúdo são desafios frequentes na vida de um pré-vestibulando, é diante destas vivências em sala que o presente estudo investiga a integração da interdisciplinaridade no ensino de Estatística e de História do Núcleo Pré-universitário da Universidade Estadual do Ceará – UECEVest. Trata-se de uma pesquisa descritiva que, através de uma aula expositiva de 3 horas e com participação de 38 estudantes, buscou articular o ensino de Estatística e de História no tópico de ciclos econômicos agrícolas, em especial o açúcar, o algodão e o café e o impacto da cessão do tráfico na produção. Foi elaborado um formulário digital para averiguação do perfil dos participantes e ao final foi disponibilizado um outro formulário com perguntas subjetivas acerca da aula para verificar seu potencial pedagógico. A aula subdividiu-se em 3 momentos, o primeiro chamado de panorama histórico, que recapitulou a formação do Brasil desde a colônia até meados do império, com foco em aspectos econômicos e escravistas, o segundo momento foi nomeado de Noções Gerais de Estatística, que abordou a definição de Estatística com foco nas tendências centrais e nas medidas de dispersões e o terceiro momento de Aplicações em que utilizou de uma obra de Sebastião Ferreira Soares de 1860, contendo dados oficiais de produção e exportação de algumas economias agrícolas nacionais, realizando um recorte temporal de 1849 até 1858. Com a aula verificou-se a aplicação dos conceitos estatísticos e suas interpretações na prática, com auxílio de ferramentas digitais. Diante dos dados provenientes dos questionários, os discentes indicaram uma recepção positiva à abordagem interdisciplinar, demonstrando acreditarem na conexão entre diferentes áreas como um facilitador da compreensão, tanto dos conceitos matemáticos quanto dos histórico.