Este trabalho discute formas de ensinar Geografia de maneira lúdica e dinâmica, evitando a abordagem tradicional de memorização mecânica. A iniciativa foi desenvolvida na disciplina de Geografia do curso de Pedagogia Matutino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com o propósito de facilitar o entendimento dos alunos sobre os pontos cardeais. Para alcançar esse objetivo, foram confeccionadas atividades interativas que incluíram a criação de uma rosa dos ventos, a aplicação de um jogo de futebol com tampinhas de garrafa, a exploração de um relógio de sol (Gnomon) e a orientação pelos pontos cardeais. Essas atividades foram projetadas para tornar o aprendizado mais envolvente e significativo, promovendo a compreensão dos conceitos geográficos de forma prática e acessível. A abordagem adotada visa despertar o interesse dos alunos pela geografia, incentivando uma aprendizagem ativa e colaborativa, assim a metodologia adotada inclui pesquisa bibliográfica sobre o tema e a aplicação de metodologias ativas, visando despertar o interesse dos alunos pela geografia e incentivando uma aprendizagem ativa e colaborativa. Através dessas práticas, o trabalho busca desenvolver habilidades de orientação espacial e compreensão dos pontos cardeais, utilizando métodos que valorizam a experiência prática e o engajamento dos estudantes.