A promoção da Cultura Oceânica é crucial para modificar a nossa relação com o oceano, pois é através dela que conseguimos compreender e preservar esse ambiente, além de auxiliar os estudantes a compreenderem a relevância da preservação e do manejo sustentável do oceano. A música como estratégia didática pode ser uma ferramenta valiosa para o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que está presente em diversas áreas da sociedade, despertando o interesse e o senso crítico dos alunos. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de uma aula na qual a música foi utilizada para difundir a Cultura Oceânica entre os estudantes do ensino médio, despertando a consciência sobre a relevância de um dos ecossistemas mais produtivos do mundo: os manguezais. Esses ambientes servem como berçários marinhos e fontes de alimentação para a população, porém sofrem com impactos antrópicos. A atividade consistiu na apresentação da música "Manguetown", composta por Chico Science e Nação Zumbi. Inicialmente, os alunos ouviram a música, realizando uma análise da letra. Posteriormente, houve uma discussão sobre os problemas socioambientais mencionados na música. Por fim, discutiu-se a importância do oceano e dos manguezais para a população e para o equilíbrio marinho, além de estratégias para a conservação e proteção desses ecossistemas. Dessa forma, foi possível notar a eficácia deste método, uma vez que se observou uma participação ativa dos alunos nos debates e uma sensibilização significativa em relação ao tema abordado. Além disso, os alunos propuseram ações que poderiam ser realizadas na escola ou na cidade, com o objetivo de minimizar os impactos socioambientais apresentados pela música e na realidade atual desse ecossistema.