O ensino da língua portuguesa na educação básica enfrenta diversos desafios que requerem uma análise reflexiva e a adoção de estratégias pedagógicas eficazes. Este estudo objetiva-se a investigar as perspectivas e obstáculos presentes nesse contexto educacional. Através de uma abordagem crítica, serão examinadas questões como a formação docente, a utilização de metodologias ativas, a promoção da leitura e escrita, o uso das tecnologias digitais e a diversidade linguística e cultural. Busca-se, assim, identificar alternativas para superar os desafios e promover um ensino mais significativo e engajador da língua portuguesa, contribuindo para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes. A pesquisa, de teor qualitativo e interdisciplinar, realizada a partir dos critérios da pesquisa bibliográfica ancorada em Severino (2001); Fazenda (2001); Miranda; Silva (2018), Severino (2001), Gil (2002), baseando-se em teóricos importantes nas discussões da temática, como Antunes (2009), Bagno (1999), BNCC (2018) dentre outros. Os resultados indicam que que há uma variedade de desafios e oportunidades no ensino da língua portuguesa na educação básica, como: questões como a diversidade linguística e cultural dos estudantes, a adaptação de metodologias pedagógicas às necessidades individuais dos alunos e o uso eficaz das tecnologias digitais são áreas-chave que demandam atenção e intervenção por parte dos educadores e gestores educacionais. Além disso, as estratégias pedagógicas centradas no desenvolvimento de habilidades comunicativas, na promoção da leitura crítica e na valorização da expressão escrita podem contribuir significativamente para o aprimoramento do ensino da língua portuguesa.