Este estudo investiga a importância da inclusão de jogos e brincadeiras afro-brasileiras no ensino de Educação Física nas séries iniciais do ensino fundamental, destacando uma lacuna durante o Estágio Supervisionado I. Baseado na concepção da Educação Física como expressão cultural e social, e considerando a legislação que valoriza a história e cultura afro-brasileira, a pesquisa enfatizou a necessidade de uma abordagem mais inclusiva. A metodologia incluiu a observação das práticas em uma escola municipal, revelando a falta de conteúdos sobre jogos e brincadeiras afro-brasileiras nas aulas, o que contribuiu para a monotonia das atividades e a falta de reconhecimento da diversidade cultural entre os alunos. Concluiu-se que essa ausência representa uma falha na educação física das crianças, privando-as de explorar e valorizar as diversas culturas presentes no Brasil. Assim, é crucial que os educadores se planejem para integrar tais práticas não apenas nas aulas regulares, mas também nas atividades extracurriculares, visando promover uma educação física mais inclusiva e enriquecedora. A inclusão de jogos e brincadeiras afro-brasileiras não apenas enriquece o repertório cultural dos alunos, mas também contribui para uma compreensão mais ampla da diversidade e para a construção de relações de respeito e valorização entre os alunos e a comunidade escolar. Portanto, é essencial que esses conteúdos sejam incorporados de forma consistente e significativa no currículo da Educação Física, para que todas as crianças tenham a oportunidade de se beneficiar dessa rica herança cultural.