O presente trabalho tem como temática: O autismo e o seu processo de inclusão escolar a partir de artigos científicos da Revista Educação Especial, no período de 2013 a 2018. O objetivo geral deste estudo foi analisar como os artigos científicos da Revista Educação Especial, no período de 2013 a 2018, caracterizam o autismo e o seu processo de inclusão escolar. Para tanto, os objetivos específicos são: conhecer como é descrito o conceito de autismo a partir dos artigos científicos em estudo; e discutir as ênfases das características do autismo e suas relações sociais. O presente trabalho caracteriza-se por ser uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, sendo selecionados artigos publicados na base de dados da Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Como campo de estudo, foram selecionadas sete produções acadêmicas que abordavam a temática desta pesquisa. Assim, a análise foi organizada em três categorias: a primeira, referente aos conceitos de autismo; a segunda categoria com as características do autismo e suas relações sociais; e a terceira, sobre o processo de inclusão escolar e o aluno com autismo. Os dados afirmam que o autismo é conceituado de acordo com as suas características, refletindo nos aspectos da comunicação, comportamento e interação social. Em relação ao conceito do autismo, há conceitos diferentes, com base no período em que os autores escreviam seus trabalhos. Portanto, os saberes sobre o processo da inclusão enfatizam a importância de conhecer o que é esse aluno e o que ele tem, pois verifica-se que há uma generalização de termos, que ocorre devido às mudanças de classificação ocorridas nos últimos anos. Portanto, concluo que as produções científicas analisadas caracterizam a inclusão como um princípio que norteia as práticas escolares e sociais, produzindo os sujeitos e as relações que eles estabelecem.