O cenário global do século XXI, tem mostrado um célere desenvolvimento das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), no qual desempenham um papel significativo na transformação da sociedade. Na perspectiva educacional, mais explicitamente na Geografia escolar, essa realidade não seria diferente, pois o processo evolução tecnológica emerge, em questão, a pauta da necessidade premente de mudanças nas práticas de ensino e aprendizagem. Baseado nessas assertivas, o presente trabalho objetiva compreender as possibilidades e os desafios da aplicação de tecnologias digitais como alternativa didática ao ensino de Geografia. Entende-se que a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino de Geografia conforme a BNCC, visa aprimorar práticas pedagógicas. A metodologia direcionou-se para uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, bem como uma pesquisa de natureza documental, partindo para análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ademais, realizou-se o mapeamento de micro dados obtidos na pesquisa TIC Educação de 2022, em escala das macrorregiões brasileiras, verificando as assimetrias existentes no território brasileiro, quanto ao provimento de recursos necessários à aplicação das TDICS. Concluímos que existem diversos aspectos na educação brasileira que requerem maior atenção no que se refere às tecnologias digitais, e há muitas possibilidades de uso das TDIC na Geografia escolar.