As políticas de currículo que envolvem a Educação Infantil, em específico a pré-escola, visa a criança como um investimento para o futuro determinando os eixos norteadores dessa etapa como caminhos para promoverem práticas aligeiradas para a atender as perspectivas do mercado. Dessa maneira, temos como objetivo geral: Compreender como as brincadeiras e o faz-de- conta estão sendo contempladas no discurso político da BNCCEI. Como objetivos específicos: Analisar a BNCCEI através das concepções do Ciclo de Políticas; Interpretar como as brincadeiras e o fazde -conta são expostas na BNCCEI. Para realizar essa pesquisa documental, iremos apresentar alguns documentos legais, como: a BNCCEI, a DCNEI, o RCNEI, a LDB, a CF de 1988 e outros documentos legais que mencionem a Educação Infantil e para aprofundar a discussão pontuaremos alguns autores direcionados a política de currículo e outros que trabalhem as concepções de infância e criança. De acordo com os resultados, podemos refletir que, a pré-escola é considerada pelos formuladores de política e grupos dominantes como o momento de sistematizar, letras e números para que as crianças tornem-se autônomas e não terem dificuldades quando vivenciarem o Ensino Fundamental. Reconhecemos que, a alfabetização precoce pode minimizar as expectativas das brincadeiras e do faz-de-conta nessa etapa. Assim, corroboramos com uma Educação Infantil direcionada para o desenvolvimento integral da criança, com foco na criança e suas necessidades infantis.