O seguinte artigo faz uma reflexão sobre atividade pedagógica experimental do componente curricular de artes em ambiente escolar bilíngue. A prática que incorpora o contato do conteúdo de arte e explora suas nuances em língua inglesa, busca ampliar as dimensões ofertadas pelo livro didático escolar e estender a relação de aprendizagem entre professor e aluno a partir das trocas de conhecimentos. A ação baseia-se na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e procura aproximar o processo contextual dos estudantes, integrando, aprendizagens por meio das travessias da área de linguagens, com estudantes da turma de 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Tempo Integral Bilíngue Gilberto Mestrinho Medeiros Raposo (Manaus / AM). Motivada pela necessidade de experimentação de atividades pedagógicas integradas, a prática desenvolveu-se a partir da adaptação do conteúdo proposto pelo livro didático, “Por toda pArte” (FERRARI et. al., 2018) e incluiu processos de aprendizagem criativa com Poesia Concreta e Visual Poetry. Organizado como uma pesquisa-ação (GIL, 2002), a experiência baseia-se na perspectiva da metodologia ativa (ANDRADE, 2018), pauta-se nas concepções de contextualismo de John Dewey (1979), os conceitos de interdisciplinaridade de Ana Amália (BARBOSA, 2010), e no entendimento do aprendizado horizontal entre os sujeitos envolvidos (FREIRE, 1996) e arte-educação. (DUARTE, 1994).