O Residência Pedagógica é um programa que aprimora a formação de licenciandos por meio de projetos pedagógicos em escolas, guiados por um docente da sua instituição formadora e pelo preceptor da escola (escola-campo) onde ocorrem as atividades. No contexto da pandemia do novo coronavírus, todas as instituições educacionais precisaram, emergencialmente, adaptar-se ao ensino remoto, exigindo uma articulação dos sistemas de educação e uma nova postura dos professores, para a garantia de um ensino de qualidade. O presente relato apresenta vivências e adequações experienciadas no ensino remoto durante o módulo II do Programa Residência Pedagógica (PRP). As atividades foram desenvolvidas pelo subnúcleo de Biologia do Campus Teresina Central do Instituto Federal do Piauí. As atividades pedagógicas foram realizadas remotamente em duas turmas de ensino médio, na Unidade Escolar Benjamin Baptista em Teresina-PI, as quais incluíram a aplicação de exercícios, disponibilizados semanalmente por meio de um aplicativo de mensagem. Além das aulas virtuais, determinadas tarefas foram projetadas para desenvolver o senso crítico e questionador dos discentes, com o intuito de promover a assimilação do conteúdo. Observou-se que os estudantes menos participativos nas aulas virtuais tiveram baixo desempenho nas atividades, o que foi necessário um acompanhamento individualizado, visando estimular a participação dos mesmos nas aulas e melhoria na resolução das atividades. Os estudantes mais engajados nas aulas virtuais apresentaram melhores resultados, demonstrando assim, a relevância do comprometimento dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem. A experiência do PRP possibilitou a todos os agentes envolvidos no processo de ensino- aprendizagem um novo modo de reinventar-se diante das adversidades. O contexto do ensino remoto ressaltou que a educação vai além do espaço físico da sala de aula e enfatizou a importância da criatividade e adaptabilidade do professor face às situações-desafios apresentadas em sua trajetória profissional.