O trabalho que ora apresentamos visa analisar o brincar da criança durante o isolamento social, apontando os desafios e readequações que as famílias realizaram na perspectiva de proporcionar um brincar com qualidade. Nesse sentido, contextualizamos a importância do brincar para o desenvolvimento e aprendizagem significativa da criança durante a primeira infância. Sendo assim, pautada em um trabalho bibliográfico, documental e trabalho de campo, esta pesquisa visa apresentar um estudo de caso realizado com quatro famílias que residem no distrito de Riacho Verde- Quixadá, com filhos frequentando a Educação Infantil no município durante o período de pandemia do covid-19. Para a coleta de dados realizou-se entrevistas semiestruturadas previamente elaboradas com o objetivo de colher informações junto às famílias. Entende-se a necessidade deste estudo, pois o brincar é um dos direitos das crianças e não é apenas um ato espontâneo de um determinado momento e, como garantir no contexto familiar, considerando que a pandemia trouxe uma série de desafios para a primeira infância? Conclui-se que o brincar, seja ele em casa ou na escola, de forma livre ou pedagogicamente planejada, estimula as crianças aprenderem brincando, vivenciando experiências, construindo significados, estratégia lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil. Brincando a criança aprende, sempre! Palavras-chave: Brincar, Criança, aprendizagem, Família, Isolamento Social