A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências no Subprojeto de Pedagogia (com aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2022-2024, com a atuação de 24 bolsistas, que desenvolveram atividades didático-pedagógicas em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. Analisou-se como os/as bolsistas participantes do Pibid avaliam o seu envolvimento nas variadas atividades desenvolvidas no subprojeto e sua contribuição para a formação profissional. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo questões abertas e fechadas sobre as atividades desenvolvidas no PIBID. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017), Nóvoa (2017, 2022) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo. As oficinas e vivências realizadas em sala de aula se destacam como aquelas que os/as bolsistas tiveram mais envolvimento. Tais atividades foram significativas e contribuíram para a formação profissional, proporcionando uma compreensão mais profunda da atividade docente e dando oportunidade de observar o desenvolvimento, a motivação para aprender e a interação dos alunos. Conclui-se que as oficinas e vivências proporcionaram um ambiente propício para o desenvolvimento profissional do/a licenciando/a através de experiências práticas em ambientes educacionais reais, o que enriqueceu sua formação como educador. Além disso, permitiu aplicar teorias e conceitos aprendidos na prática, fortalecendo a compreensão de habilidades pedagógicas de diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a capacidade de planejar e implementar atividades educativas.