VOZES DOS/AS BOLSISTAS DO SUBPROJETO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111980 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4423 "inscrito_id" => 2356 "titulo" => "VOZES DOS/AS BOLSISTAS DO SUBPROJETO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências no Subprojeto de Pedagogia (com aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2022-2024, com a atuação de 24 bolsistas, que desenvolveram atividades didático-pedagógicas em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. Analisou-se como os/as bolsistas participantes do Pibid avaliam o seu envolvimento nas variadas atividades desenvolvidas no subprojeto e sua contribuição para a formação profissional. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo questões abertas e fechadas sobre as atividades desenvolvidas no PIBID. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017), Nóvoa (2017, 2022) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo. As oficinas e vivências realizadas em sala de aula se destacam como aquelas que os/as bolsistas tiveram mais envolvimento. Tais atividades foram significativas e contribuíram para a formação profissional, proporcionando uma compreensão mais profunda da atividade docente e dando oportunidade de observar o desenvolvimento, a motivação para aprender e a interação dos alunos. Conclui-se que as oficinas e vivências proporcionaram um ambiente propício para o desenvolvimento profissional do/a licenciando/a através de experiências práticas em ambientes educacionais reais, o que enriqueceu sua formação como educador. Além disso, permitiu aplicar teorias e conceitos aprendidos na prática, fortalecendo a compreensão de habilidades pedagógicas de diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a capacidade de planejar e implementar atividades educativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2356_TB4423_25052024143546.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO APARECIDA VALENTIM" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "aparecida.valentim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111980 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4423 "inscrito_id" => 2356 "titulo" => "VOZES DOS/AS BOLSISTAS DO SUBPROJETO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO DO CAMPO" "resumo" => "A pesquisa foi realizada na Escola Quilombola José Albino Pimentel, localizada no município de Conde, região Sul da Paraíba-PB, a partir das experiências no Subprojeto de Pedagogia (com aprofundamento em Educação do Campo), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). As reflexões contidas neste artigo se referem à edição 2022-2024, com a atuação de 24 bolsistas, que desenvolveram atividades didático-pedagógicas em turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sob a coordenação de duas professoras, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e de nove professoras e um professor na escola-campo. Analisou-se como os/as bolsistas participantes do Pibid avaliam o seu envolvimento nas variadas atividades desenvolvidas no subprojeto e sua contribuição para a formação profissional. Para isso, utilizou-se um questionário misto, contendo questões abertas e fechadas sobre as atividades desenvolvidas no PIBID. Os embasamentos teórico-metodológicos da pesquisa estão assentados em Freire (1987; 1980; 2001); Bell Hooks (2017), Nóvoa (2017, 2022) e Tardif (2017). A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, participativa e de campo, por ter favorecido a interação social entre a equipe executora do projeto e integrantes da escola-campo. As oficinas e vivências realizadas em sala de aula se destacam como aquelas que os/as bolsistas tiveram mais envolvimento. Tais atividades foram significativas e contribuíram para a formação profissional, proporcionando uma compreensão mais profunda da atividade docente e dando oportunidade de observar o desenvolvimento, a motivação para aprender e a interação dos alunos. Conclui-se que as oficinas e vivências proporcionaram um ambiente propício para o desenvolvimento profissional do/a licenciando/a através de experiências práticas em ambientes educacionais reais, o que enriqueceu sua formação como educador. Além disso, permitiu aplicar teorias e conceitos aprendidos na prática, fortalecendo a compreensão de habilidades pedagógicas de diferentes áreas do conhecimento, aprimorando a capacidade de planejar e implementar atividades educativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2356_TB4423_25052024143546.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA VALENTIM AFONSO APARECIDA VALENTIM" "autor_nome_curto" => "APARECIDA" "autor_email" => "aparecida.valentim@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }