A utilização de metodologias ativas no processo de ensino de química tem sido bastante evidenciada visando a substituição de aulas nas quais são atribuídas ao docente, o papel de detentor do conhecimento, e, passa-se a conduzir os conteúdos junto aos estudantes, contribuindo para a construção benéfica do aprendizado e a formação cidadã. As metodologias ativas suprem as falhas do modelo de educação ultrapassado e surgem como uma proposta de possibilitar ao professor assumir seu papel de mediador, enquanto ao aluno o papel principal, construindo o conteúdo a partir do seu conhecimento prévio. Assim, este estudo tem como objetivo discorrer sobre a produção de uma aula baseada na utilização de metodologias ativas, abordando o conteúdo de ligações químicas. A intervenção foi feita em uma turma do 1º ano do ensino médio e a atividade foi desenvolvida em seis momentos distintos: inicialmente foram entregues cartões contendo moléculas formadas por diferentes ligações químicas, no segundo momento foi realizado uma pesquisa nos livros didáticos utilizados pela turma, sequencialmente foi solicitado os grupos confeccionassem cartazes explicando os tipos de ligações químicas , no quarto momento eles realizaram uma apresentação para a classe, expressando tudo que havia sido aprendido nos momentos anteriores, no penúltimo momento, toda a turma trabalhou em conjunto, elaborando um fluxograma estruturado sobre as ligações químicas e, por fim foi utilizado um jogo passa ou repassa para melhor fixação dos conteúdo. Observou-se que os diferentes momentos da atividade proposta apresentaram variados resultados, como já esperado, pois referem-se à execução de diferentes tarefas por indivíduos que possuem diferentes habilidades de aprendizagem, sendo assim, possuem visões diversas sobre um mesmo conteúdo. Pôde-se concluir que o uso de metodologias ativas no ensino de química, especialmente no conteúdo de ligações químicas potencializa a aprendizagem por levar o aluno a construir o conhecimento de forma individual e particular e posteriormente ter que transmitir aos demais, fazendo com que a aprendizagem aconteça de forma ativa.