A música é uma linguagem comum a todos, podendo ser utilizada na transmissão de diversas ideias, críticas e sentimentos. Para crianças e jovens, ela pode representar um meio de diversão e identificação, tornando-se um elemento de reconhecimento social. No ambiente escolar, o uso da música pode ser considerado como uma atividade lúdica no processo educativo que, além de proporcionar o aumento de um conhecimento específico, funciona, ainda, como um elemento de aprendizagem cultural que também estimula a sensibilidade, a reflexão sobre valores, padrões e regras. Devido a sua versatilidade e riqueza didática, a música abre portas para que os professores a utilizem como ferramenta educacional em turmas de diferentes idades e vivências, tornando o processo de ensino-aprendizagem um momento lúdico e desprendido do uso obrigatório de livros didáticos e formas tradicionais de ensino, de modo que os estudantes possam exercitar seu pensamento crítico e reflexivo a partir dos estímulos gerados pela arte. Para observá-la como ferramenta facilitadora no ensino de Ciências e Biologia, foi elaborada uma atividade sobre o tema “Educação ambiental” a partir da música brasileira “Canção Pra Amazônia” em uma turma de 9° ano do Colégio e Curso Nossa Senhora do Carmo. Sendo assim, tornou-se possível observar a influência positiva da música no ensino escolar, a partir do entusiasmo, reflexão e participação dos alunos, concluindo que esse método pode, de fato, tornar o ensino de Ciências e Biologia mais lúdico e reflexivo.