ALINHANDO ARTE E EDUCAÇÃO: O USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110857 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2786 "inscrito_id" => 11048 "titulo" => "ALINHANDO ARTE E EDUCAÇÃO: O USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "A música é uma linguagem comum a todos, podendo ser utilizada na transmissão de diversas ideias, críticas e sentimentos. Para crianças e jovens, ela pode representar um meio de diversão e identificação, tornando-se um elemento de reconhecimento social. No ambiente escolar, o uso da música pode ser considerado como uma atividade lúdica no processo educativo que, além de proporcionar o aumento de um conhecimento específico, funciona, ainda, como um elemento de aprendizagem cultural que também estimula a sensibilidade, a reflexão sobre valores, padrões e regras. Devido a sua versatilidade e riqueza didática, a música abre portas para que os professores a utilizem como ferramenta educacional em turmas de diferentes idades e vivências, tornando o processo de ensino-aprendizagem um momento lúdico e desprendido do uso obrigatório de livros didáticos e formas tradicionais de ensino, de modo que os estudantes possam exercitar seu pensamento crítico e reflexivo a partir dos estímulos gerados pela arte. Para observá-la como ferramenta facilitadora no ensino de Ciências e Biologia, foi elaborada uma atividade sobre o tema “Educação ambiental” a partir da música brasileira “Canção Pra Amazônia” em uma turma de 9° ano do Colégio e Curso Nossa Senhora do Carmo. Sendo assim, tornou-se possível observar a influência positiva da música no ensino escolar, a partir do entusiasmo, reflexão e participação dos alunos, concluindo que esse método pode, de fato, tornar o ensino de Ciências e Biologia mais lúdico e reflexivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11048_TB2786_25102024220828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR LINS MACIEL DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOÃO SOUSA" "autor_email" => "joao.vlmsousa@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110857 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2786 "inscrito_id" => 11048 "titulo" => "ALINHANDO ARTE E EDUCAÇÃO: O USO DA MÚSICA EM SALA DE AULA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "A música é uma linguagem comum a todos, podendo ser utilizada na transmissão de diversas ideias, críticas e sentimentos. Para crianças e jovens, ela pode representar um meio de diversão e identificação, tornando-se um elemento de reconhecimento social. No ambiente escolar, o uso da música pode ser considerado como uma atividade lúdica no processo educativo que, além de proporcionar o aumento de um conhecimento específico, funciona, ainda, como um elemento de aprendizagem cultural que também estimula a sensibilidade, a reflexão sobre valores, padrões e regras. Devido a sua versatilidade e riqueza didática, a música abre portas para que os professores a utilizem como ferramenta educacional em turmas de diferentes idades e vivências, tornando o processo de ensino-aprendizagem um momento lúdico e desprendido do uso obrigatório de livros didáticos e formas tradicionais de ensino, de modo que os estudantes possam exercitar seu pensamento crítico e reflexivo a partir dos estímulos gerados pela arte. Para observá-la como ferramenta facilitadora no ensino de Ciências e Biologia, foi elaborada uma atividade sobre o tema “Educação ambiental” a partir da música brasileira “Canção Pra Amazônia” em uma turma de 9° ano do Colégio e Curso Nossa Senhora do Carmo. Sendo assim, tornou-se possível observar a influência positiva da música no ensino escolar, a partir do entusiasmo, reflexão e participação dos alunos, concluindo que esse método pode, de fato, tornar o ensino de Ciências e Biologia mais lúdico e reflexivo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID11048_TB2786_25102024220828.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO VICTOR LINS MACIEL DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "JOÃO SOUSA" "autor_email" => "joao.vlmsousa@ufpe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }