PSICOLOGIA E PROJETO DE VIDA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109985 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1566 "inscrito_id" => 5201 "titulo" => "PSICOLOGIA E PROJETO DE VIDA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O novo Ensino Médio, estruturado a partir da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 13.415/2017), ocasionou mudanças significativas na organização curricular do segmento. Nesse contexto, cabe destacar a inclusão da disciplina de Projeto de Vida que está relacionada a uma das Competências Gerais da BNCC. Essa competência abrange o trabalho em sala de aula com aspectos relacionados ao autoconhecimento, planejamento e estabelecimento de metas, compreensão do mundo do trabalho, dentre outros. Portanto, é notória a importância da disciplina para o processo formativo dos discentes, no que tange às suas características intrapessoais e interpessoais. Percebe-se ainda que a disciplina de Projeto de Vida tem sido ministrada em grande parte das instituições particulares por Psicólogos com experiências na área escolar. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de problematizar a atuação dos profissionais da área da Psicologia frente à disciplina de Projeto de Vida, tendo como base o percurso de atuação da autora do presente trabalho e as experiências adquiridas em sala de aula. Pretende-se, portanto, contextualizar sobre o quanto a Formação em Orientação Profissional e de Carreira torna-se relevante nesse âmbito, abordando também sobre os desafios e impasses encontrados no fazer cotidiano desses profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5201_TB1566_29022024235210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL BARBOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL BARBOSA" "autor_email" => "raquelbarbosa.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109985 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1566 "inscrito_id" => 5201 "titulo" => "PSICOLOGIA E PROJETO DE VIDA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS" "resumo" => "O novo Ensino Médio, estruturado a partir da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 13.415/2017), ocasionou mudanças significativas na organização curricular do segmento. Nesse contexto, cabe destacar a inclusão da disciplina de Projeto de Vida que está relacionada a uma das Competências Gerais da BNCC. Essa competência abrange o trabalho em sala de aula com aspectos relacionados ao autoconhecimento, planejamento e estabelecimento de metas, compreensão do mundo do trabalho, dentre outros. Portanto, é notória a importância da disciplina para o processo formativo dos discentes, no que tange às suas características intrapessoais e interpessoais. Percebe-se ainda que a disciplina de Projeto de Vida tem sido ministrada em grande parte das instituições particulares por Psicólogos com experiências na área escolar. Nesse sentido, o presente artigo tem o objetivo de problematizar a atuação dos profissionais da área da Psicologia frente à disciplina de Projeto de Vida, tendo como base o percurso de atuação da autora do presente trabalho e as experiências adquiridas em sala de aula. Pretende-se, portanto, contextualizar sobre o quanto a Formação em Orientação Profissional e de Carreira torna-se relevante nesse âmbito, abordando também sobre os desafios e impasses encontrados no fazer cotidiano desses profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5201_TB1566_29022024235210.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL BARBOSA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "RAQUEL BARBOSA" "autor_email" => "raquelbarbosa.psi@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }