ANÁLISE DE COMO AS MUDANÇAS CLIMATICAS SÃO ABORDADAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112877 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5687 "inscrito_id" => 11738 "titulo" => "ANÁLISE DE COMO AS MUDANÇAS CLIMATICAS SÃO ABORDADAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ" "resumo" => "Na atualidade, o planeta terra é o único lugar conhecido do universo que possui as “delicadas” condições para a vida, com recursos orgânicos e uma atmosfera equilibrada. Dessa forma, é de suma importância que a humanidade se preocupe com a saúde do planeta. Visto o atual cenário, onde têm-se grandes quantidades de notícias que falam a respeito de ondas de calor em algumas cidades, além de inundações que deixam milhões de desabrigados. Diante do exposto, o presente trabalho busca analisar os conteúdos do livro de ciências de uma escola no município de Acopiara-Ce, com intuito de entender como as mudanças climáticas estão sendo abordadas nos mesmos, em razão de que os jovens serão os futuros responsáveis pela natureza e podem intervir para amenizar o ocorrido provocado pelas ações antrópicas. Na metodologia foi realizada uma leitura dos livros de Ciências do 7°, 8° e 9° ano da escola municipal Padre João Antônio. Os materiais analisados para consulta foram artigos do Google acadêmico e livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2024 a 2027, da escola em estudo. Após realizada a leitura e a busca do tema estudado, percebeu-se que no livro do 7° ano constaram 19 páginas do assunto, no 8° ano apenas uma unidade falando sobre a Crise Climática e no 9° ano só foram encontradas duas páginas. Conclui-se com a análise feita que o único livro que aborda o tema numa quantidade de páginas aceitável foi o do 8° ano, mas ainda assim, esse é o último tema tratado no livro. Diante disso, é provável que muitas vezes nem mesmo dê tempo os alunos o estudarem, considerando a qualidade do conteúdo em razão do período de estudo, o que mostra a necessidade de abordar mais sobre mudanças climáticas no espaço acadêmico e abordar esse conteúdo de forma contínua no ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11738_TB5687_14062024160331.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ESTER BATISTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Maria Ester" "autor_email" => "maria.batista09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112877 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5687 "inscrito_id" => 11738 "titulo" => "ANÁLISE DE COMO AS MUDANÇAS CLIMATICAS SÃO ABORDADAS EM UMA ESCOLA NO INTERIOR DO CEARÁ" "resumo" => "Na atualidade, o planeta terra é o único lugar conhecido do universo que possui as “delicadas” condições para a vida, com recursos orgânicos e uma atmosfera equilibrada. Dessa forma, é de suma importância que a humanidade se preocupe com a saúde do planeta. Visto o atual cenário, onde têm-se grandes quantidades de notícias que falam a respeito de ondas de calor em algumas cidades, além de inundações que deixam milhões de desabrigados. Diante do exposto, o presente trabalho busca analisar os conteúdos do livro de ciências de uma escola no município de Acopiara-Ce, com intuito de entender como as mudanças climáticas estão sendo abordadas nos mesmos, em razão de que os jovens serão os futuros responsáveis pela natureza e podem intervir para amenizar o ocorrido provocado pelas ações antrópicas. Na metodologia foi realizada uma leitura dos livros de Ciências do 7°, 8° e 9° ano da escola municipal Padre João Antônio. Os materiais analisados para consulta foram artigos do Google acadêmico e livros do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) de 2024 a 2027, da escola em estudo. Após realizada a leitura e a busca do tema estudado, percebeu-se que no livro do 7° ano constaram 19 páginas do assunto, no 8° ano apenas uma unidade falando sobre a Crise Climática e no 9° ano só foram encontradas duas páginas. Conclui-se com a análise feita que o único livro que aborda o tema numa quantidade de páginas aceitável foi o do 8° ano, mas ainda assim, esse é o último tema tratado no livro. Diante disso, é provável que muitas vezes nem mesmo dê tempo os alunos o estudarem, considerando a qualidade do conteúdo em razão do período de estudo, o que mostra a necessidade de abordar mais sobre mudanças climáticas no espaço acadêmico e abordar esse conteúdo de forma contínua no ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11738_TB5687_14062024160331.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ESTER BATISTA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Maria Ester" "autor_email" => "maria.batista09@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }