Este artigo investiga as inovações na gestão pública escolar e suas implicações para a melhoria da qualidade da educação. O estudo utilizou uma abordagem teórico-metodológica baseada em revisão de literatura e análise de casos práticos de sucesso em diferentes contextos educacionais. O referencial teórico incluiu autores renomados na área de gestão educacional e políticas públicas. A metodologia envolveu a coleta e análise de dados qualitativos e quantitativos de escolas que implementaram práticas inovadoras na gestão escolar. Os principais resultados apontam para a eficácia de estratégias como a gestão participativa, o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) na administração escolar e a formação continuada de gestores e professores. Além disso, identificou-se que a adoção de práticas de transparência e accountability contribui significativamente para a construção de um ambiente educacional mais eficiente e equitativo. A pesquisa conclui que a inovação na gestão pública escolar é essencial para enfrentar os desafios contemporâneos da educação, promovendo a inclusão, a qualidade e a sustentabilidade das práticas educativas. As implicações práticas do estudo sugerem que os gestores escolares devem estar abertos a novas abordagens e dispostos a adaptar suas práticas para atender às necessidades específicas de suas comunidades escolares. Palavras-chave: Inovação, Gestão Escolar, Educação de Qualidade, Políticas Públicas, TICs.