CAPACIDADE ABSORTIVA INDIVIDUAL: UM ESTUDO CONFIRMATÓRIO A PARTIR DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112526 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5191 "inscrito_id" => 14579 "titulo" => "CAPACIDADE ABSORTIVA INDIVIDUAL: UM ESTUDO CONFIRMATÓRIO A PARTIR DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS" "resumo" => "Os fatores que compõe a Capacidade Absortiva Individual (CAI) corroboram aos estudos voltados à construção do conhecimento, bem como os processos de aprendizagem organizacional. Tende a ser uma estratégia de sobrevivência para as organizações inseridas em contextos voláteis, e uma alternativa de viabilizar as competências individuais e profissionais, em paralelo a formação nas instituições de ensino. O objetivo do estudo foi analisar as relações entre as dimensões que compõem o processo da CAI em uma organização de telecomunicações, conforme modelo de Cohen e Levinthal (1990) e Zahra & George (2002). O locus de estudo centrou-se na RedFox Fiber, empresa brasileira que oferece serviço de internet por fibras óticas, no Estado de São Paulo; contempla cerca de 300 colaboradores, dos quais 62 responderam à pesquisa. Dessa forma, a validação do modelo torna-se relevante para compreender e mensurar as capacidades absortivas dos colaboradores da empresa, contribuindo para compreender a capacidade de atender às demandas da organização no que tange a sobrevivência da empresa nesses cenários. Esse estudo estabeleceu hipóteses para mensuração e confirmação do modelo proposto, adotando uma abordagem quantitativa com corte transversal, utilizando como instrumento um levantamento com questões de múltipla escolha, de caráter descritivo e correlacional. As abordagens aplicadas na etapa descritiva visaram realizar um levantamento sociodemográfico dos respondentes; na etapa correlacional, utilizou-se análise multifatorial visando correlacionar as relações entre as variáveis e dimensões latentes do fenômeno estudado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14579_TB5191_30092024124105.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA FRATE" "autor_nome_curto" => "FLAVIA FRATE" "autor_email" => "flaviafrate@icloud.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112526 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5191 "inscrito_id" => 14579 "titulo" => "CAPACIDADE ABSORTIVA INDIVIDUAL: UM ESTUDO CONFIRMATÓRIO A PARTIR DA MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS" "resumo" => "Os fatores que compõe a Capacidade Absortiva Individual (CAI) corroboram aos estudos voltados à construção do conhecimento, bem como os processos de aprendizagem organizacional. Tende a ser uma estratégia de sobrevivência para as organizações inseridas em contextos voláteis, e uma alternativa de viabilizar as competências individuais e profissionais, em paralelo a formação nas instituições de ensino. O objetivo do estudo foi analisar as relações entre as dimensões que compõem o processo da CAI em uma organização de telecomunicações, conforme modelo de Cohen e Levinthal (1990) e Zahra & George (2002). O locus de estudo centrou-se na RedFox Fiber, empresa brasileira que oferece serviço de internet por fibras óticas, no Estado de São Paulo; contempla cerca de 300 colaboradores, dos quais 62 responderam à pesquisa. Dessa forma, a validação do modelo torna-se relevante para compreender e mensurar as capacidades absortivas dos colaboradores da empresa, contribuindo para compreender a capacidade de atender às demandas da organização no que tange a sobrevivência da empresa nesses cenários. Esse estudo estabeleceu hipóteses para mensuração e confirmação do modelo proposto, adotando uma abordagem quantitativa com corte transversal, utilizando como instrumento um levantamento com questões de múltipla escolha, de caráter descritivo e correlacional. As abordagens aplicadas na etapa descritiva visaram realizar um levantamento sociodemográfico dos respondentes; na etapa correlacional, utilizou-se análise multifatorial visando correlacionar as relações entre as variáveis e dimensões latentes do fenômeno estudado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID14579_TB5191_30092024124105.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FLAVIA FRATE" "autor_nome_curto" => "FLAVIA FRATE" "autor_email" => "flaviafrate@icloud.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }