Trazer à tona as virtualidades pedagógicas dos movimentos sociais como objeto de estudo da pedagogia é uma exigência que se impõe no contexto de regressão das conquistas civilizatórias da moderna sociedade capitalista. O objetivo deste artigo é localizar a pedagogia dos movimentos sociais no interior do quadro de referência do Programa Marxiano de Educação (PME). O PME é uma concepção pedagógica que vem sendo elaborada pelo educador cearense Justino de Sousa Júnior. Tal proposta educativa, que se encontra apoiada nos textos de Marx e Engels, compreende os movimentos sociais como práxis político-educativa. Trata-se de uma práxis mais radical, que contribui, mais decisivamente, para o desenvolvimento da consciência de classe dos trabalhadores e do conjunto dos oprimidos. O PME elege então a práxis político-educativa como o princípio pedagógico fundamental da pedagogia socialista. Metodologicamente o artigo estará ancorado nos pressupostos do materialismo histórico dialético. Com efeito, destacamos desse referencial teórico-metodológico duas categorias intelectivas: a categoria da totalidade e a categoria da práxis. No trabalho, sustentamos que o PME é uma elaboração pedagógica mais radical e abrangente dada a centralidade do seu enfoque na materialidade.