DIFERENTES SUJEITOS, DIFERENTES PRÁTICAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113347 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6392 "inscrito_id" => 16965 "titulo" => "DIFERENTES SUJEITOS, DIFERENTES PRÁTICAS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é falar sobre a criação de uma Oficina de Leitura e Escrita para alunos de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA – Rede CECIERJ) do estado do Rio de Janeiro com dificuldades de aprendizagem. A proposta é resultado de observações iniciadas pela coordenadora pedagógica, em fevereiro de 2024, durante conversas, no corredor e na cantina, com jovens em distorção idade-série e adultos distantes da escola há muitos anos. As observações se estenderam para os momentos de palestras realizadas nas Semanas Temáticas (fevereiro a maio/24) propostas no calendário letivo, as quais concederam bonificações aos alunos mediante participação: dispensa em fascículos/conteúdos. Após esses eventos, conversas com docentes da área de exatas, preocupados com as bonificações sem que dificuldades tenham sido sanadas, reiteraram a necessidade, já comentada pela Diretora, de a escola encontrar um meio de ajudar os alunos. A culminância das observações aconteceu em maio, durante o Provão para certificação, quando, como aplicadora em uma turma e ao ser solicitada por alguns alunos para auxiliá-los no entendimento de alguns enunciados e da proposta de redação, a coordenadora constatou estar em leitura/interpretação, bem como em escrita, o problema para resolver questões das diferentes disciplinas. Naquele momento ela convidou-os para a Oficina, que recebe homens e mulheres dos segmentos fundamental e médio. A experiência confirma a existência de alunos com dificuldades de aprendizagem, a urgência de a escola ampliar a oferta da Oficina e envolver os professores, a fim de que os alunos inscritos possam receber a devida atenção e outros possam se inscrever. Ministrada pela coordenadora, a Oficina acontece uma vez por semana, tem duração de uma hora e está se formando como um espaço de diferentes práticas para diferentes sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16965_TB6392_05062024195249.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA REGINA THIAGO BASTOS" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniartbastos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113347 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6392 "inscrito_id" => 16965 "titulo" => "DIFERENTES SUJEITOS, DIFERENTES PRÁTICAS" "resumo" => "O objetivo deste trabalho é falar sobre a criação de uma Oficina de Leitura e Escrita para alunos de um Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA – Rede CECIERJ) do estado do Rio de Janeiro com dificuldades de aprendizagem. A proposta é resultado de observações iniciadas pela coordenadora pedagógica, em fevereiro de 2024, durante conversas, no corredor e na cantina, com jovens em distorção idade-série e adultos distantes da escola há muitos anos. As observações se estenderam para os momentos de palestras realizadas nas Semanas Temáticas (fevereiro a maio/24) propostas no calendário letivo, as quais concederam bonificações aos alunos mediante participação: dispensa em fascículos/conteúdos. Após esses eventos, conversas com docentes da área de exatas, preocupados com as bonificações sem que dificuldades tenham sido sanadas, reiteraram a necessidade, já comentada pela Diretora, de a escola encontrar um meio de ajudar os alunos. A culminância das observações aconteceu em maio, durante o Provão para certificação, quando, como aplicadora em uma turma e ao ser solicitada por alguns alunos para auxiliá-los no entendimento de alguns enunciados e da proposta de redação, a coordenadora constatou estar em leitura/interpretação, bem como em escrita, o problema para resolver questões das diferentes disciplinas. Naquele momento ela convidou-os para a Oficina, que recebe homens e mulheres dos segmentos fundamental e médio. A experiência confirma a existência de alunos com dificuldades de aprendizagem, a urgência de a escola ampliar a oferta da Oficina e envolver os professores, a fim de que os alunos inscritos possam receber a devida atenção e outros possam se inscrever. Ministrada pela coordenadora, a Oficina acontece uma vez por semana, tem duração de uma hora e está se formando como um espaço de diferentes práticas para diferentes sujeitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID16965_TB6392_05062024195249.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SONIA REGINA THIAGO BASTOS" "autor_nome_curto" => "SONIA" "autor_email" => "soniartbastos@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }