O podcast tem suas origens nas ondas do rádio e atualmente é um dos produtos digitais mais consumidos na internet. Essa ferramenta permite que seus ouvintes acessem seu conteúdo em qualquer hora e lugar nos mais diversos dispositivos, seja no modo offline ou online. Considerando a Educomunicação um paradigma orientador de ações voltadas para a criação e desenvolvimento de ecossistemas comunicativos abertos, participativos e dialógicos em espaços educativos, mediante uma gestão democrática das tecnologias da informação e comunicação, e que visa promover a cidadania, pode-se concluir que a utilização de podcasts no ambiente escolar favorece as práticas de divulgação científica e aproxima os atores do processo educativo dos pressupostos da cultura digital tão preconizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Destarte, esta pesquisa se caracteriza como exploratória e tem como objetivo analisar as contribuições do podcast como ferramenta educomunicativa para a popularização da Ciência e o desenvolvimento do protagonismo estudantil. O lócus da pesquisa é o IFCE campus Tabuleiro do Norte, localizado no Ceará. Observou-se que os estudantes possuem liberdade criativa para escrever os roteiros e conduzir as entrevistas. As pautas abrangem desde aspectos da cultura local, como por exemplo: a cultura junina em Tabuleiro do Norte, como também temas transversais: meio ambiente, gênero e diversidade, educação inclusiva, dentre outros. Os episódios são divulgados nas principais plataformas de streaming: Spotify, Google podcast e Apple podcast, a equipe já soma mais de 10 episódios produzidos. Vale destacar o papel fundamental do corpo técnico da instituição que conduz as gravações, o processo de edição e que através da Comunicação buscam incentivar o protagonismo estudantil, propiciando aos estudantes a oportunidade de fazer divulgação científica de forma lúdica e estritamente profissional.