PARA ALÉM DE UM ENSINO CONTEUDISTA: A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5129 "inscrito_id" => 14874 "titulo" => "PARA ALÉM DE UM ENSINO CONTEUDISTA: A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 2008 (Lei 11.892), tendo como uma de suas prioridades a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. De acordo com Frigotto e Oliveira (2024), trata-se de um “modelo educacional que é capaz de preparar os estudantes tanto para inserção num mundo do trabalho complexo quanto para o pleno exercício da cidadania (política, econômica e social)”. Além dos conteúdos ministrados em sala e nos laboratórios, os estudantes têm a possibilidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, oportunidade esta que é um grande diferencial da rede federal de ensino e que amplia a formação acadêmica dos estudantes que participam como bolsistas. No Campus Santos Dumont, além do trabalho desenvolvido em sala, pelos docentes, a equipe pedagógica realiza algumas intervenções com as turmas, com temáticas variadas, visando ampliar os horizontes dos educandos, para que possam planejar seu futuro acadêmico e profissional. Nosso principal objetivo, com a formação omnilateral que oferecemos, é que, após a conclusão do curso técnico integrado ao ensino médio, os(as) estudantes estejam preparados(as) tanto para atuarem no mundo do trabalho, como para darem continuidade aos estudos em uma graduação afim com o curso concluído ou mesmo de outra área. O objetivo deste relato é desmistificar a ideia de que a formação técnica tem como única vertente a preparação para atuação no mundo do trabalho. Nossos ex-alunos e alunas ratificam o quão importante foi o processo formativo, ao longo da trajetória que vivenciaram nos cursos técnicos integrados, em uma instituição pública, gratuita e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14874_TB5129_15102024093555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA GARCIA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "mariacristina.lima@ifsudestemg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112481 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5129 "inscrito_id" => 14874 "titulo" => "PARA ALÉM DE UM ENSINO CONTEUDISTA: A FORMAÇÃO OMNILATERAL DOS ESTUDANTES DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia foram criados em 2008 (Lei 11.892), tendo como uma de suas prioridades a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio. De acordo com Frigotto e Oliveira (2024), trata-se de um “modelo educacional que é capaz de preparar os estudantes tanto para inserção num mundo do trabalho complexo quanto para o pleno exercício da cidadania (política, econômica e social)”. Além dos conteúdos ministrados em sala e nos laboratórios, os estudantes têm a possibilidade de participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão, oportunidade esta que é um grande diferencial da rede federal de ensino e que amplia a formação acadêmica dos estudantes que participam como bolsistas. No Campus Santos Dumont, além do trabalho desenvolvido em sala, pelos docentes, a equipe pedagógica realiza algumas intervenções com as turmas, com temáticas variadas, visando ampliar os horizontes dos educandos, para que possam planejar seu futuro acadêmico e profissional. Nosso principal objetivo, com a formação omnilateral que oferecemos, é que, após a conclusão do curso técnico integrado ao ensino médio, os(as) estudantes estejam preparados(as) tanto para atuarem no mundo do trabalho, como para darem continuidade aos estudos em uma graduação afim com o curso concluído ou mesmo de outra área. O objetivo deste relato é desmistificar a ideia de que a formação técnica tem como única vertente a preparação para atuação no mundo do trabalho. Nossos ex-alunos e alunas ratificam o quão importante foi o processo formativo, ao longo da trajetória que vivenciaram nos cursos técnicos integrados, em uma instituição pública, gratuita e de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação profissional e tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID14874_TB5129_15102024093555.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA CRISTINA GARCIA LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA CRISTINA" "autor_email" => "mariacristina.lima@ifsudestemg.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }