CONCEIÇÃO EVARISTO E AFROBRASILIDADE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112026 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4492 "inscrito_id" => 13166 "titulo" => "CONCEIÇÃO EVARISTO E AFROBRASILIDADE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "O presente trabalho consiste em apresentar uma crítica aos moldes da educação básica brasileira, referente à educação antirracista na escola. Para propor nossa reflexão, tomamos como apoio os livros Como ser um educador antirracista (2023), de Bárbara Carine, e Poemas da recordação e outros movimentos (2021), da Conceição Evaristo. Com base nisso, é de suma importância apresentar modelos de intelectuais negros, como escritores, cientistas, professores etc., para que os estudantes reflitam sobre a pluralidade cultural para além do eurocentrismo e afroncentralizar o ensino, tendo em vista que há uma gama de conhecimento cultural oriundo do continente africano. A pesquisa ora apresentada possui caráter bibliográfico e uma análise exegética das obras acima citadas. Assim, na publicação da Conceição Evaristo, há o resgate do caráter da ancestralidade, exaltação de personagens femininas, exposição às lutas diárias do povo preto, refletindo questões sociais a fim de trazer um futuro ancestral esperançoso. Recordando seu povo e a sua devida importância, esse resgate dá voz às escrevências. Em vista disso, sob uma perspectiva do âmbito educacional, é necessária a participação ativa dos alunos em relatar episódios vividos alusivos ao racismo, e expor através da escrevivência o que foi presenciado, assim identificando problemáticas racistas e procurando caminhos para uma educação que seja antirracista. Da mesma forma é extremamente necessário desmistificar algumas falsas ideologias que estão presentes no âmbito educacional, tal como a “democracia racial”. Um modelo inovador a ser seguido na educação básica brasileira é o da escola Maria Felipa, a primeira escola afro-brasileira, inaugurada em 2019, em Salvador, Bahia. A partir de um viés decolonial, implementado no ensino e na estrutura escolar, a escola trabalha com representatividades africanas e indígenas, fomentando a autoestima dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13166_TB4492_27102024155516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IORANNA SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IORANNA" "autor_email" => "iorannasilvas2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112026 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4492 "inscrito_id" => 13166 "titulo" => "CONCEIÇÃO EVARISTO E AFROBRASILIDADE: CAMINHOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA." "resumo" => "O presente trabalho consiste em apresentar uma crítica aos moldes da educação básica brasileira, referente à educação antirracista na escola. Para propor nossa reflexão, tomamos como apoio os livros Como ser um educador antirracista (2023), de Bárbara Carine, e Poemas da recordação e outros movimentos (2021), da Conceição Evaristo. Com base nisso, é de suma importância apresentar modelos de intelectuais negros, como escritores, cientistas, professores etc., para que os estudantes reflitam sobre a pluralidade cultural para além do eurocentrismo e afroncentralizar o ensino, tendo em vista que há uma gama de conhecimento cultural oriundo do continente africano. A pesquisa ora apresentada possui caráter bibliográfico e uma análise exegética das obras acima citadas. Assim, na publicação da Conceição Evaristo, há o resgate do caráter da ancestralidade, exaltação de personagens femininas, exposição às lutas diárias do povo preto, refletindo questões sociais a fim de trazer um futuro ancestral esperançoso. Recordando seu povo e a sua devida importância, esse resgate dá voz às escrevências. Em vista disso, sob uma perspectiva do âmbito educacional, é necessária a participação ativa dos alunos em relatar episódios vividos alusivos ao racismo, e expor através da escrevivência o que foi presenciado, assim identificando problemáticas racistas e procurando caminhos para uma educação que seja antirracista. Da mesma forma é extremamente necessário desmistificar algumas falsas ideologias que estão presentes no âmbito educacional, tal como a “democracia racial”. Um modelo inovador a ser seguido na educação básica brasileira é o da escola Maria Felipa, a primeira escola afro-brasileira, inaugurada em 2019, em Salvador, Bahia. A partir de um viés decolonial, implementado no ensino e na estrutura escolar, a escola trabalha com representatividades africanas e indígenas, fomentando a autoestima dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID13166_TB4492_27102024155516.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IORANNA SILVA DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "IORANNA" "autor_email" => "iorannasilvas2@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }