Este resumo destaca a importância da educação na formação humana, citando Carlos Rodrigues Brandão que a vê como parte do modo de vida dos grupos sociais. A educação é vista como uma ferramenta para libertação, promovendo discussões em vários contextos. Na instituição escolar, que deve formar cidadãos críticos, a escola tem a função de integrar conhecimentos e estender sua influência para os lares e a comunidade. Uma escola reflexiva valoriza as relações interpessoais e busca transmitir saberes críticos e reflexivos. O texto propõe discutir formas de tornar a educação e a escola mais democráticas, influenciando o pensamento e o comportamento dos envolvidos, contribuindo para uma formação abrangente que vai além dos alunos frequentes, alcançando a sociedade em geral. O trabalho adota uma abordagem qualitativa descritiva e bibliográfica. Descreve experiências observadas e discussões durante a disciplina Teorias da Educação, realizada no semestre 2023.1, no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação. Como resultados destaca-se a importância da escola e da educação em criar um ambiente inclusivo e democrático. Ele ressalta que a educação deve libertar as pessoas, envolvendo a denúncia de estruturas opressoras e a promoção de uma realidade melhor. Além disso, destaca o papel da comunidade na gestão escolar e a necessidade de envolver os alunos na busca por mudanças sociais. Em resumo, a educação deve capacitar as pessoas a questionar e transformar sua realidade. A educação é uma arma poderosa que pode transformar a sociedade. Quando combinada com a escola e a inclusão, pode alcançar mais pessoas e difundir mais ideias. A prática de liberdade na educação depende da democracia e da inclusão de todas as vozes e experiências. O diálogo é essencial para criar um ambiente participativo e aberto a novas ideias. A educação humanizadora visa libertar os sujeitos da opressão e promover sua liberdade e pensamento crítico