O presente estudo surge a partir da percepção de um novo olhar na formação do pedagogo para uso das tecnologias digitais, diante da cibercultura, tendo como contexto o curso de Pedagogia, do Campus Ministro Petrônio Portela, da Universidade Federal do Piauí. Como objetivo geral buscamos analisar acerca da mobilização de saberes tecnológicos para formação do pedagogo na era digital na UFPI. E como específicos procuramos identificar como esses saberes podem possibilitar a compreensão, a utilização e a criação de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas docentes, além de verificar os componentes curriculares presentes no curso de Pedagogia do CMPP/UFPI, que promovam a utilização dos recursos tecnológicos como recurso pedagógico para garantir a inclusão e o desenvolvimento das competências da BNCC. Em relação à metodologia, adotamos a abordagem qualitativa, desenvolvendo uma pesquisa bibliográfica e documental, garantindo assim, a apreensão e o domínio das temáticas já publicadas para o aprofundamento dos objetivos. Considerando a necessidade de estudos a serem realizados sobre a formação do pedagogo no CMPP/UFPI, o estudo da temática incide no contexto da cibercultura, promovendo reflexões acerca do ensino mediado pelas tecnologias digitais, buscando ampliar as discussões teóricas referente a esses campos formativos, fortalecendo e valorizando a qualidade do Ensino Superior em Teresina-PI. A realização do levantamento e da análise acerca da formação de professores e tecnologias no Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia do CMPP/UFPI, evidenciarão esse contexto formativo desenvolvido no Campus, possibilitando ressignificar o perfil de formação dos futuros professores partindo das necessidades da era digital.