GRAU DE IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109085 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 323 "inscrito_id" => 4138 "titulo" => "GRAU DE IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A seleção e implementação de um bom método e/ou ferramenta de ensino é relevante para estimular a criatividade, engajamento e a aprendizagem dos alunos, além de promover uma educação de qualidade. Com isso, objetivou-se detectar a percepção discente sobre o grau de importância de metodologias e ferramentas de ensino utilizadas no semestre 2023.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário junto aos graduandos dos polos de Beberibe-CE, Maranguape-CE, Caucaia-CE e Canindé-CE. Participaram da pesquisa 26 alunos, entre 21 e 47 anos, sendo 69,2% do sexo feminino. No que se refere as metodologias e ferramentas mais relevantes: 88,5% apontaram o plano de aula, uma atividade relacionada a disciplina Educação em Saúde; 80,5% plano de aula com modelo didático na disciplina de Biologia Evolutiva e 80,5% podcast sobre Educação em Saúde. Corroborando com isso, a maioria dos participantes concordaram totalmente que a apresentação de seminário (88,5%), plano de aula (92,3%) e podcast (84,6%) auxiliaram na construção da aprendizagem, além disso também indicaram, em uma escala de 0 a 5, que gostariam de vivenciar essas mesmas metodologias e ferramentas em disciplinas futuras. Segundo os graduandos, as metodologias e ferramentas que foram consideradas de menor grau de relevância foram: paródia sobre irradiação adaptativa em Biologia Evolutiva (30,8%) e cartilha educativa sobre anatomofisiologia humana (42,3%). Ao fim do questionário, os participantes poderiam registrar sugestões de melhorias para atividades futuras, alguns responderam “nada a declarar”, contudo outros ratificaram que as paródias são métodos no qual há inúmeras dificuldades, desde “falta voz para cantar” até “falta de afinidade”. Dessa forma, pondera-se que os graduandos atribuíram alto grau de importância para a apresentação de seminário, plano de aula e podcast, enquanto a paródia e a cartilha tiveram menor grau de importância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4138_TB323_27102024151718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.nascimento@uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109085 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 323 "inscrito_id" => 4138 "titulo" => "GRAU DE IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DE ENSINO UTILIZADAS EM UMA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA" "resumo" => "A seleção e implementação de um bom método e/ou ferramenta de ensino é relevante para estimular a criatividade, engajamento e a aprendizagem dos alunos, além de promover uma educação de qualidade. Com isso, objetivou-se detectar a percepção discente sobre o grau de importância de metodologias e ferramentas de ensino utilizadas no semestre 2023.2, em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas a distância. Para tanto, foi desenvolvido e aplicado um questionário junto aos graduandos dos polos de Beberibe-CE, Maranguape-CE, Caucaia-CE e Canindé-CE. Participaram da pesquisa 26 alunos, entre 21 e 47 anos, sendo 69,2% do sexo feminino. No que se refere as metodologias e ferramentas mais relevantes: 88,5% apontaram o plano de aula, uma atividade relacionada a disciplina Educação em Saúde; 80,5% plano de aula com modelo didático na disciplina de Biologia Evolutiva e 80,5% podcast sobre Educação em Saúde. Corroborando com isso, a maioria dos participantes concordaram totalmente que a apresentação de seminário (88,5%), plano de aula (92,3%) e podcast (84,6%) auxiliaram na construção da aprendizagem, além disso também indicaram, em uma escala de 0 a 5, que gostariam de vivenciar essas mesmas metodologias e ferramentas em disciplinas futuras. Segundo os graduandos, as metodologias e ferramentas que foram consideradas de menor grau de relevância foram: paródia sobre irradiação adaptativa em Biologia Evolutiva (30,8%) e cartilha educativa sobre anatomofisiologia humana (42,3%). Ao fim do questionário, os participantes poderiam registrar sugestões de melhorias para atividades futuras, alguns responderam “nada a declarar”, contudo outros ratificaram que as paródias são métodos no qual há inúmeras dificuldades, desde “falta voz para cantar” até “falta de afinidade”. Dessa forma, pondera-se que os graduandos atribuíram alto grau de importância para a apresentação de seminário, plano de aula e podcast, enquanto a paródia e a cartilha tiveram menor grau de importância." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID4138_TB323_27102024151718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RENATA VIEIRA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "RENATA" "autor_email" => "renata.nascimento@uece.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }